Publicado em

Complicado e trabalhoso. Dois dos pontos que fazem com que brasileiro acabe deixando para a última hora declaração do Imposto de Renda (IR). Neste cenário que se encaixa a desenvolvedora Tecnologia Única. Sua proposta, com um aplicativo de smartphone, é facilitar a vida dos contribuintes e orientá-los para que recebam o máximo possível de restituição, ou pagar menos para o Leão.

Além disso, o IR Sem Erro, como é chamado o aplicativo, tem como objetivo evitar que as pessoas caiam na malha fina. No ano passado, mais de 600 mil pessoas passaram por esse problema.

A Receita Federal começou a receber declarações ontem (7) e já contabiliza 800 mil documentos. A expectativa é de que 30,5 milhões prestem contas com o Fisco até o fim do prazo, em 30 de abril.

Conforme diz, por nota, o principal executivo da Tecnologia Única, Adriano Garcias, a intenção do aplicativo é auxiliar os mais de 15 milhões de contribuintes que fazem a declaração sem a ajuda de um contador.

Para utilizar a plataforma, os usuários podem inserir os documentos por meio de um smartphone. O aplicativo possibilita a separação dessas informações para outros declarantes da família.

A ferramenta faz a leitura e a validação da declaração a entregar e disponibiliza um relatório que informa os problemas encontrados. Uma das funcionalidades do IR Sem Erro é analisar a declaração do ano anterior afim de reduzir o imposto ou aumentar a restituição atual.