SÃO PAULO - Foi inaugurado hoje em São Paulo o Habitat, novo espaço de inovação do banco Bradesco. O local tem capacidade para acomodar até 1.500 pessoas. Cerca de 180 startups e 50 grandes empresas estarão presentes diariamente no Habitat.

Mais que um coworking, o vice-presidente do Bradesco, Maurício Minas, faz questão de posicionar o Habitat como um local não só para abrigar empreendedores, mas também outras grandes companhias e gerar negócios. O banco não investe financeiramente nas startups. 

“Essa aproximação com outras empresas e investidores gera demanda de negócios”, explica Minas. De acordo com ele, a inovação “tradicional”, realizada internamente e pelas próprias empresas, não é mais suficiente, agora é preciso realizar parcerias. Entre as grandes corporações presentes no local estão a Amazon Web Services, Microsoft e a Claro.

O vice-presidente do Bradesco, Mauricio Minas, durante inauguração do Habitat

As startups que passarem pela aceleração do banco, por meio do programa inovaBRA, podem ser incubadas no Habitat. No entanto, outras empresas nascentes podem se candidatar junto ao Bradesco, que faz uma curadoria e seleciona as que tiverem maior compatibilidade com as soluções desejadas.

Estrutura

O Habitat está localizado no bairro Bela Vista, perto do centro de São Paulo, e o prédio conta com dez andares. Os pavimentos foram decorados pela empresa de coworking WeWork, que tem atuação mundial. O edifício foi sublocado para a companhia, que cuida da parte operacional.

Os oito primeiros andares são semelhantes, com diversas salas para as equipes trabalharem. As startups e as grandes empresas ficam lado a lado, sem diferenciação de espaço.

No entanto, para ser atraente às startups, o banco cobra cerca de R$ 700 mensalmente por posição para os empreendedores. Já as grandes empresas pagam R$ 2.600 por assento, valor maior para subsidiar as empresas novatas.

A recepção fica no nono andar, onde os empreendedores são direcionados para as áreas apropriadas. Há também um ambiente para palestras e onde serão realizados os pitches (apresentações) das startups. O principal auditório, onde foi realizada a abertura hoje, fica no 10º andar.

Leia também:

Com Habitat, Bradesco completa ecossistema de inovação