Empreendedorismo

Crédito do Pronampe permite estender prazo de carência

Desde março, micro e pequenos empresários ganharam mais prazo para o pagamento da dívida

Escrito por

Pequenos e microempreendedores que tomaram recursos emprestados, em 2020, pela linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) podem negociar com as instituições financeiras a prorrogação do prazo de carência de 8 para 11 meses.

A possibilidade de ampliação está em vigor desde março, por decisão da assembleia de cotistas do Fundo de Garantia de Operações (FGO), que é o programa de garantia que dá suporte às instituições financeiras que operam com financiamento no âmbito do Pronampe.

A prorrogação não é automática, é feita a pedido do empreendedor. Por isso, o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Weniston Abreu, orienta os empresários interessados em uma carência maior que procurem as instituições financeiras com as quais mantêm relacionamento. “Os bancos estão abertos à negociação e analisam caso a caso. Se o cliente solicitar, é possível que seu pedido seja aceito. Dificilmente um banco recusará um pleito desses.”

 

Weniston alerta, contudo, para o fato de que, mesmo com a receptividade dos bancos para a ampliação do prazo de carência, os empreendedores devem avaliar com cuidado se vale a pena pedir prazo maior para o início de pagamento das parcelas do crédito, por causa dos impactos futuros dessa decisão.

O analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae explica que, se houver ampliação da carência, sem mudança no prazo de pagamento, os bancos vão recalcular o valor das parcelas, que ficará mais elevado. “O empreendedor tem de avaliar se haveráer mudança no valor da parcela e avaliar o impacto. É importante esse cuidado, pois precisará ter caixa para pagar. Prorrogar é bom, permite mais fôlego, mas é preciso tomar uma decisão planejada.”

Os próprios bancos poderão ajudar a tirar dúvidas de empreendedores indecisos sobre a necessidade de ampliação da carência, mediante aplicação de um questionário. Há também instituições financeiras que oferecem a possibilidade de pedido de ampliação e avaliar a necessidade de carência mais elástica por meio de seus canais de relacionamento digital com seus clientes.

O que é o Pronampe

O Pronampe foi criado pelo governo em maio do ano passado para facilitar o acesso de pequenos e microempresários a uma linha de crédito mais barata, com juros menores e menos burocracia, para auxiliar os empreendedores na travessia da crise econômica, causada pela pandemia do coronavírus, sem demitir empregados.

De acordo com dados do Ministério da Economia, o Pronampe já colocou à disposição dos empreendedores, em várias rodadas de liberação, recursos da ordem de mais de R$ 37 bilhões em financiamento para aproximadamente 520 mil pequenos negócios.

Última modificação em 26/07/2022 10:59

Regina Pitoscia

Foi colaboradora das revistas Exame, Cláudia e Nova. Formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, cursou Extensão Universitária em Economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) São Paulo e na Faculdade de Economia e Administração da USP, Extensão Universitária em Mercado de Capitais e Finanças Pessoais no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), e Máster em Varejo pela FIA-USP. Recebeu Prêmio Esso de Jornalismo/Economia, de 1989, com reportagem “Seu Fundo de Garantia pelo Ralo”. Atuou como editora dos Cadernos de Finanças Pessoais: “Seu Dinheiro” no Jornal da Tarde, “Suas Contas” e “Fundos & Cia” no Estadão.

Compartilhe
Escrito por