MEI

Dicas para micro e pequenas empresas na tomada de crédito

Cuidar da imagem corporativa, pagar impostos em dia e boa gestão do caixa contam pontos na avaliação da empresa

Escrito por

Um dos segmentos mais vulneráveis às restrições de atividade impostas por medidas de combate ao coronavírus, as pequenas e microempresas sofrem grandes dificuldades de acesso ao crédito de que tanto necessitam para atravessar esse período difícil de crise da pandemia.

Para facilitar a vida desses empreendedores, principalmente quando o assunto é financiamento, a BizCapital preparou cinco dicas para que pequenas e microempresas consigam ser bem-sucedidas nessa busca. Em geral, as melhores opções de empréstimo estão nas fintechs, que oferecem um processo menos burocrático e mais agilidade na concessão.

Dicas para conseguir o crédito

Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital, fintech de soluções financeiras para pequenas e microempresas, explica que o planejamento é fundamental para quem recorre ao financiamento. “Para que o empréstimo seja vantajoso, você precisa saber quanto dinheiro sua empresa precisa e qual a finalidade de uso”, explica, para que o crédito sem organização financeira não comprometa a saúde fiscal do negócio.

1 – Cuide de sua imagem, que tem impacto na imagem de sua empresa

Ainda que o empréstimo seja em nome da pessoa jurídica, os bancos vão checar as contas dos donos da empresa. Portanto, resolva as questões pessoais antes de pedir o crédito. Outro ponto é manter a empresa no positivo. Ficar negativado é ruim para a imagem do negócio, já que indica instabilidade e falta de gestão financeira. Mantenha um planejamento financeiro, com gestão eficiente das contas a pagar e as despesas em dia.

2 – Declare corretamente seu faturamento

Deixar de declarar todo o faturamento passa a impressão de que seu negócio é menor do que é , ou, pior, de que o empresário esconde algo. Quem age assim terá um limite de crédito menor e taxas de juro maiores para a empresa em uma análise de crédito.

3 – Mantenha o pagamento de impostos em dia

A pontualidade é importante para não correr o risco de multa e ter melhor avaliação nas análises de crédito. Não cometa o erro de confundir a sobra financeira no fim do mês com lucro antes de cumprir as obrigações fiscais.

4 – Faça uma gestão de seu fluxo de caixa

A gestão de fluxo de caixa prevê os momentos que a empresa não conseguirá sustentar a operação e, portanto, o empreendedor precisará antecipar-se e buscar capital de giro para equilibrar as finanças. A iniciativa redundará em juros mais baixos e maior prazo para pagamento.

5 – Solicite crédito PJ no momento e lugar certos

As fintechs mudaram o paradigma dos empréstimos. O crédito é concedido rapidamente, por meio de procedimento online, e as taxas são submetidas a uma simulação de crédito, para que o tomador tenha ideia do custo. Mas certifique-se de que está contratando o financiamento em uma fintech de segurança.

“O empréstimo PJ bem organizado financeiramente impulsiona o crescimento e alivia o caixa da empresa”, reforça Rocha. “Você não mexe no dinheiro que tem e aproveita o crédito para investir no que precisa para avançar com seu negócio.”

Última modificação em 26/07/2022 06:21

Regina Pitoscia

Foi colaboradora das revistas Exame, Cláudia e Nova. Formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, cursou Extensão Universitária em Economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) São Paulo e na Faculdade de Economia e Administração da USP, Extensão Universitária em Mercado de Capitais e Finanças Pessoais no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), e Máster em Varejo pela FIA-USP. Recebeu Prêmio Esso de Jornalismo/Economia, de 1989, com reportagem “Seu Fundo de Garantia pelo Ralo”. Atuou como editora dos Cadernos de Finanças Pessoais: “Seu Dinheiro” no Jornal da Tarde, “Suas Contas” e “Fundos & Cia” no Estadão.

Compartilhe
Escrito por