Empreendedorismo

Seu nicho de mercado está saturado? Saiba como encontrar seu espaço!

Vai abrir uma empresa e tem dúvidas se o nicho de mercado que você escolheu está saturado? Então confira nossa lista com 9 estratégias para você ter sucesso.

Escrito por

Como escolher um nicho de mercado que seja rentável e não esteja saturado? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares que muitos empreendedores gostariam de saber. E é sobre esse assunto que vamos falar nessa matéria.

Hoje existem muitas possibilidades para quem deseja começar um novo negócio. Basta ter criatividade, um bom capital de giro e conhecimento, não é mesmo? Infelizmente, é necessário muito mais que isso para se tornar uma referência na sua área de atuação.

Primeiramente, o empresário deve ter em mente que qualquer segmento que ele vá investir, possui as suas dificuldades. E por mais que você saiba tudo sobre ele, é fundamental acompanhar o mercado, criar boas estratégias digitais e o principal: se destacar da concorrência.

Por isso, se você domina um assunto, porém acredita que seu nicho de mercado esteja saturado, conheça algumas técnicas infalíveis para se destacar. Encontre boas oportunidades fazendo o que você sabe de melhor.

 

Dicas para inovar no nicho de mercado saturado

Um dos maiores medos dos pequenos empresários é iniciar um negócio e não conseguir vender seu produto ou serviço. Essa questão causa muito receio e faz com que muitas pessoas desistam no meio do caminho, sem ao menos tentar.

Reprodução / pxhere

Porém, há várias formas de explorar seu mercado de atuação e fazer diferente do que os outros fazem. Então conheça as suas potencialidades e foque no seu diferencial. A seguir, listamos algumas formas efetivas que podem trazer resultados positivos.

Perceba o seu papel dentro do seu nicho de mercado

Antes de tudo, entenda o seu papel dentro de um nicho de mercado. Você está disposto a ajudar os seus clientes a resolver os seus problemas ou é daquelas empresas que aconselha-os a comprar bons produtos ou serviços?

Seja lá o seu objetivo, deixe isso claro para o seu consumidor. Quando você sabe o que faz e é bom naquilo, certamente irá atrair a atenção da sua audiência, sem precisar fazer muito esforço. Aliás, estude sobre funil de vendas e topo de funil para ampliar os seus conhecimentos.

Entregue algo diferente para os clientes

Em seguida, gere oportunidades novas de negócios, sempre que puder. Por exemplo, se você possui uma cafeteria e existem muitas outras próximas, que tal adicionar um serviço adicional ao seu cliente? Lembre-se que os consumidores adoram novidades.

Se mantenha atualizado

E por falar em novidades, se mantenha sempre atualizado. Sendo assim, em pouco tempo você se tornará uma autoridade no seu nicho de mercado. Não esqueça de aproveitar o tempo livre para aprender mais e se renovar.

Inove o seu serviço

Inovar não significa criar algo do zero, mas sim, adicionar algum serviço que ninguém pensou antes. Então, melhore o atendimento ao cliente, amplie o seu modelo de atuação ou ofereça algum bônus para seu cliente.

Tenha metas e coloque prazos

Reprodução / pxhere

Enquanto você for experimentando novas ideias, estipule uma data para implementação. Teste tudo o que for possível, mas não esqueça de recomeçar quando algo não der certo, tudo bem?

Busque por micro nichos

Sabia que é possível criar micro nichos dentro de um mercado maior? Mas como assim? Em outras palavras, você escolherá um segmento e procurar algo mais nichado dentro dele.

Por exemplo, vamos supor que possua uma barbearia que faz cortes estilosos. Então, ao longo do tempo, você percebeu que boa parte dos seus clientes são mulheres que adoram dar um diferencial às suas madeixas.

Que tal oferecer um serviço especializado para as mulheres? Certamente você irá chamar a atenção de outras tantas que tem interesse nisso, porém, não encontram nenhum local especializado.

Identifique as falhas do seu nicho de mercado

Certamente, todo nicho de mercado possui uma falha, e com o seu não seria diferente. Por isso, identifique o que pode ser mudado no seu segmento e faça de tudo para ser o pioneiro nessa mudança. Sem dúvidas, o seu cliente verá muito valor na sua empresa.

Foque no seu cliente

Reprodução / pxhere

E por falar em consumidor, é nele que você deve pensar diariamente. Ele é a força que move a sua empresa para frente. Por esse motivo, estude as suas necessidades e crie personas diferentes. Quando você conhece bem o seu cliente, sabe exatamente qual tipo de serviço ou produto ele gosta de consumir e quem é o seu público-alvo.

Não se preocupe com a concorrência

Enfim, não se compare com a concorrência. Certamente ela é muito importante para o seu crescimento. Porém, essa não deve ser a única fonte para que o seu negócio alavanque de uma vez e deixe de ser mais uma empresa como tantas outras.

Gostou desse assunto? Aproveite e conheça também os melhores cursos de marketing digital da internet, para aprender estratégias de venda e utilizar no seu negócio. Sem dúvidas, você verá uma mudança significativa após adquirir esses conhecimentos mais técnicos.

Última modificação em 27/07/2022 16:42

Liz Santana

Redatora e produtora de conteúdos sobre redes sociais, empreendedorismo e universo da internet. Ama séries, ouvir podcasts, criar roteiros de viagem e navegar no Twitter.

Compartilhe
Escrito por