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Para dar mais agilidade aos serviços de Recursos Humanos (RH), a empresa de softwares de gestão Senior criou uma Inteligência Artificial (IA) chamada Sara para atender seus colaboradores e de clientes via WhatsApp. 

Os funcionários enviam mensagens com o que precisam, como o acesso às folhas de pagamento ou a consulta de saldo de férias, e a Sara responde com as informações. O objetivo da empresa é evitar o tempo excessivo que essas solicitações demandam no processo comum. 

A ideia é que o sistema atenda aqueles que precisarem do auxílio do RH durante todos os dias da semana e em qualquer horário.

Embora alguns clientes da empresa já utilizem a Sara, o lançamento oficial da tecnologia será no mês de agosto durante a CONARH 2019, um dos principais eventos do setor de RH.

Em nota, o Head de Produto HCM da companhia, Ricardo Kremer, explicou que o WhatsApp foi escolhido como via de comunicação, entre os colaboradores e a Sara, por ser muito usado tanto no campo profissional quanto na rotina pessoal. A intenção, segundo ele, é desburocratizar informações básicas.

Inovação no segmento

A diretora executiva de aprendizagem e conhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos São Paulo (ABRH SP), Edna Bedani, avalia a utilização de IA em RH como positiva. 

Além dos benefícios já previstos pela Senior, Edna também destaca que a tecnologia pode diminuir custos, como o de telefone, e dar mais celeridade às atividades dos funcionários de recursos humanos. “O setor de RH vai deixar de fazer as atividades robóticas, que costumam durar bastante tempo, para se dedicar em atividades mais humanas”, diz.

Ela explica que, com o auxílio da tecnologia, o RH consegue se dedicar mais às estratégias da empresa para que o colaborador se sinta mais “acolhido”. 

“Iniciativas de IA estão à disposição. Diferente do que imaginamos, é menos caro do que parece e vale muito a pena para o setor”, afirma.

A Senior tem cerca de 1.700 colaboradores e 12.000 clientes e projeção de receita de R$ 420 milhões para 2019.