Publicado em

Uma pesquisa sobre o nível de emprego realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em São Carlos, que inclui doze municípios da região, apresentou o pior resultado do ano com o fechamento de 200 postos de trabalho no mês de outubro. Uma queda de 0,52% frente aos números de setembro.

O número de demissões supera o do mês de junho, segundo pior resultado do ano, quando a queda registrada foi de cem postos de trabalho. Naquela época, o setor ainda era afetado pela paralisação dos caminhoneiros.

A diminuição no número de contratações já era esperada, segundo o Ciesp – São Carlos. Basta observar o resultado de outubro dos anos anteriores: em 2017 houve queda de 150 postos de trabalho, em 2016, a baixa foi de 50 e, em 2015, foram fechados 100 postos de trabalho durante o décimo mês do ano.

Entressafra

O resultado segue a tendência da região para o segundo semestre, quando ocorrem mais demissões devido à entressafra, já que a economia dessa região é fortemente baseada na agricultura.

Apesar do cenário negativo, o acumulado do ano ainda é positivo, com um aumento de 2,35% no confronto com igual período de 2017. Esse aumento representa, aproximadamente, um aumento 800 postos de trabalho na região. Durante os últimos doze meses, a média é de 250 postos de trabalho a mais.

Influências

O resultado negativo no nível de emprego industrial em outubro foi influenciado por variações negativas em diversos segmentos do setor.

Entre as baixas, na comparação com setembro, tiveram destaque as registradas por máquinas e equipamentos (-5,72%) e de produtos têxteis (-0,52%).

Também foram vistas quedas nos ramos de bebidas (-0,17%) e de produtos de minerais não metálicos (-0,05%), setores que pesaram no cálculo do indicador total da região.

A diretoria regional do Ciesp São Carlos compreende os municípios de Analândia, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Ibaté, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Cruz da Conceição, São Carlos e Trabiju, todos localizados no interior do Estado de São Paulo.