Fla, Inter ou São Paulo quem ganha o Brasileirão? Veja as probabilidades

Confira o que cada equipe precisa fazer para ficar com título do Campeonato Brasileiro; campeão pode ser definido no domingo.

O Campeonato Brasileiro de 2020 é um dos mais equilibrados da era dos pontos corridos. Isso porque, faltando apenas duas rodadas para o término da competição, três clubes ainda possuem chances de ficar com o caneco. Flamengo, Internacional e São Paulo chegam para a rodada 36 com a possibilidade de gritarem "é campeão" no dia 25 de fevereiro, no entanto quem ganha o Brasileirão?  saiba o que cada um precisa fazer para ficar com o título.

Com confrontos diretos nas duas últimas rodadas, o Brasileirão pode ser definido já neste final de semana. Mas, tudo dependerá do resultado da partida entre Flamengo x Inter, no domingo (21), às 16h.

O que cada clube precisa para ser campeão?

Quem ganha o brasileirão? Colorado não vence competição desde 1979
Inter não ganha o brasileirão desde 1979 (foto: ricardo duarte/internacional)

Inter tem maiores chances de ganhar Brasileirão

Líder do Campeonato Brasileiro, o Colorado é a equipe que mais tem chances de ser campeão. De acordo com o site americano de análises FiveThirtyEight, os gaúchos possuem 55% de possibilidade de ficar com o caneco. E, a conquista pode acontecer já neste domingo.

Isso porque o clube está com 69 pontos, um ponto a frente do Flamengo. No entanto, a equipe de Abel Braga enfrenta justamente o Rubro-negro nesta rodada, e em caso de vitória, aumentaria a diferença para quatro pontos. Como logo depois do término desta rodada restará apenas um jogo, o time de Rogério Ceni não poderia ultrapassar o Inter.

Em caso de vitória, os gaúchos também não poderiam perder a liderança para o São Paulo. Embora o Tricolor tenha um jogo a menos, a equipe possui 62 pontos e mesmo que vença todas as suas partidas, chegaria no máximo a 71. Se conseguir o triunfo diante do Flamengo, o Colorado chega a 72, e então também não seria ultrapassado pelo Tricolor. Inter para ser campeão:

  • Vencer o Flamengo na próxima rodada
  • Em caso de derrota, Colorado terá que vencer o Corinthians e torcer por um tropeço do Flamengo
  • Se empatar com o Rubro-negro, basta vencer o Corinthians

Em 2º, Flamengo depende apenas de si

Embora esteja em segundo lugar, o Flamengo só depende de si para ser campeão do Brasileirão. Isso porque nas duas últimas rodadas, o time de Rogério Ceni enfrentará, justamente, Inter e São Paulo, concorrentes diretos na corrida pelo título. Os cariocas possuem 44% de chance de serem campeões, segundo a FiveThirtyEight, mas para ficar com o caneco, o Rubro-negro precisa:

  • Vencer o Inter e ai iria para última rodada dependendo apenas de si
  • Se empatar, precisa vencer o São Paulo e torcer por uma vitória do Corinthians
Atuais campeões, flamengo busca vencer o brasileirão pelo segundo ano seguido
Atuais campeões, flamengo busca vencer o brasileirão pelo segundo ano seguido (foto: alexandre vidal/flamengo)

São Paulo pode ganhar o Brasileirão?

Já o Tricolor tem a missão mais complicada entre os clubes. Com 1% de chance, a equipe paulista precisa de uma combinação de resultados, além de vencer todos os seus jogos para ficar com o caneco. Para ser campeão, o time precisa:

  • Vencer seus três jogos (Palmeiras, Botafogo e Flamengo)
  • Torcer por um empate entre Flamengo e Inter, na próxima rodada
  • Vitória do Corinthians na última rodada

No entanto, caso tenha algum vencedor no confronto entre Flamengo e Inter, o Tricolor fica sem chances de conquistar o título. Pois, em caso de vitória carioca, a equipe chega  a 71 pontos - máximo que o São Paulo pode chegar, mas o Rubro-negro fica a frente no número de vitórias. E se o Colorado vencer, irá para 72 pontos.

São paulo possui apenas 1% de chance de título
São paulo possui apenas 1% de chance de título (foto: rubens chiri/são paulo)

Atlético-MG sem chances de títulos

Em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, o Galo matematicamente não possui chance de títulos. Embora esteja à frente do São Paulo, o Tricolor tem um jogo a menos que os mineiros e por isso ainda podem sonhar com o título.

A equipe de Sampaoli possui 62 pontos - assim como os são-paulinos - mas com dois jogos para realizar, o máximo que o clube pode chegar é a 68, pontuação que não garante o caneco, pois o Colorado já possui 69.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes