Última rodada do Brasileirão: veja o que está em disputa no campeonato

Todas as 20 equipes entram em campo nesta quinta-feira (25), às 21h30, para as últimas definições do Brasileiro de 2020.

Após uma temporada conturbada por conta do coronavírus, o Brasileirão 2020 finalmente chega a sua última rodada. Nesta quinta-feira (25), às 21h30, os 20 clubes da Série A entram em campo para a decisão final do campeonato.  Das 10 partidas, seis são decisivas e definem o campeão, o último rebaixado, o artilheiro e as equipes classificadas para os torneios continentais.

Faltando uma rodada para o término do campeonato, ainda há indefinição de quem será o campeão. Na disputa, Internacional e Flamengo chegam à última rodada com chances de título. O São Paulo, que liderou boa parte do Brasileirão, disputa o quarto lugar com o Fluminense. E na zona do rebaixamento, o Vasco precisa de uma milagre para então permanecer na primeira divisão. Saiba o que esperar da última rodada do Brasileirão.

Quem será o campeão do Campeonato Brasileiro?

Internacional e Flamengo chegam à última rodada do Brasileirão com chances matemáticas de serem campeões. Com 71 pontos, a equipe carioca é a atual líder do campeonato, com dois pontos de vantagem para os colorados. Se vencer o São Paulo nesta quinta (25), o time de Rogério Ceni fatura o título do Campeonato Brasileiro.

No entanto, caso perca ou empate contra o Tricolor, o Rubro-negro terá que torcer para o Inter não vencer o Corinthians. Para os gaúchos, só a vitória interessa, para o clube continuar sonhando com o caneco.

Flamengo e inter chegam à última rodada do brasileirão com chances de título
Flamengo e inter chegam à última rodada do brasileirão com chances de título (foto: marcelo cortes/flamengo)

Definição das vagas da Libertadores

A derrota do São Paulo para o Botafogo na segunda-feira (22), deixou indefinido o quarto lugar do Brasileirão. Com o revés, o Fluminense pode ultrapassar o São Paulo na última rodada e garantir a vaga direta à Libertadores..

Para permanecer em quarto, o time paulista precisa vencer o Flamengo, para não depender do resultado do confronto entre Flu e Fortaleza. Em caso de derrota ou empate, os são-paulinos precisarão torcer para que a equipe das Laranjeiras não vença o Leão.

No entanto, quem ficar em quinto lugar no Brasileirão ainda pode sonhar com a vaga direta no torneio continental. Mas, para isso ocorrer, será necessário que o Palmeiras vença a final da Copa do Brasil diante do Grêmio.

São paulo perdeu para o já rebaixado botafogo, na segunda-feira
São paulo perdeu para o já rebaixado botafogo, na segunda-feira (foto: vitor silva/botafogo)

Briga pela Sul-americana na última rodada do Brasileirão

Outra indefinição no campeonato são os representantes brasileiros na Copa Sul-americana. Os clubes que ficarem entre 9º e 14º garantem o direito então de disputar a competição. Até o momento: Athletico-PR, Corinthians, RB Bragantino, Ceará e Atlético-GO estão garantidos no torneio. No entanto, há a indefinição do último classificado. Três nordestinos brigam pela vaga, são eles: Sport, Bahia e Fortaleza.

Com 42 pontos, os pernambucanos são os únicos que dependem apenas de si para então garantirem a vaga. Atualmente em 14º, o clube tem um ponto de vantagem para o Tricolor Baiano e o Cearense, mas se vencer o Athletico-PR, a equipe estará automaticamente classificada para o torneio.

Sport encara o athletico-pr em disputa por uma vaga na sul-americana
Sport encara o athletico-pr em disputa por uma vaga na sul-americana (foto: twitter/@sportrecife)

Quem briga pelo rebaixamento ?

De todas as indefinições do campeonato, a menos óbvia para a última rodada do Brasileirão é a do rebaixamento. Três clubes estão garantidos na próxima Série B: Goiás, Coritiba e Botafogo. No entanto, a última vaga atualmente é ocupada pelo Vasco, que para permanecer na primeira divisão precisa de uma combinação de resultados. Além de torcer para o Fortaleza perder, o clube precisa vencer o Goiás e ainda tirar a diferença de 12 de saldo para o Leão.

Com 99% de chances de ser rebaixado, o Cruz-maltino tem missão praticamente impossível, e deve jogar a segundona na próxima temporada.

Quem será o artilheiro do Brasileirão?

Por fim, a última disputa do campeonato, é em relação ao artilheiro. Na última rodada do Brasileirão, quatro jogadores chegam com possibilidades de vencer a artilharia: Galhardo, Marinho, Luciano e Claudinho. Ambos atletas possuem 17 gols na temporada, mas quem balançar as redes mais vezes  nesta quinta (25), vence o prêmio. Claudinho é um dos destaques deste brasileirão e briga pela artilhariaClaudinho é um dos destaques deste Brasileirão e briga pela artilharia (Foto: Ari Ferreira/RB Bragantino)

Resumo da última rodada do Brasileirão

Jogos que podem mudar as vagas no Campeonato:

  • Fluminense x Fortaleza
  • Vasco x Goiás
  • São Paulo x Flamengo
  • Internacional x Corinthians
  • Bahia x Santos
  • Athletico-PR x Sport

Jogos que não valem mais nada:

  • Red Bull Bragantino x Grêmio
  • Atlético-MG x Palmeiras
  • Ceará x Botafogo
  • Atlético-GO x Coritiba

+ São Paulo na Libertadores: o que Tricolor precisa para garantir vaga ?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes