Confira qual é o clube de futebol mais antigo no mundo

Com o surgimento da modalidade na Inglaterra, primeiros clubes registrados também ocorreram no país bretão.; saiba qual é o primeiro time de futebol.

A Inglaterra é o berço do futebol moderno, o esporte jogado da maneira que conhecemos hoje. Da Terra da Rainha a modalidade se espalhou por todo planeta até tornar-se essa paixão, que engloba praticamente todas as nações. No entanto, você sabe qual o clube de futebol mais antigo da história? veja logo abaixo.

Qual o clube de futebol mais antigo ?

O modesto clube amador do Sheffield FC é considerado pela FIFA como o clube de futebol mais antigo da história. Embora não seja uma equipe profissional, o time está em atividade desde o dia 24 de outubro de 1857 e disputa apenas ligas regionais no norte da Inglaterra.

Fundado na cidade Sheffield, Inglaterra, pelos amigos Wlliam Prest e Nathaniel Creswick, o clube surgiu a partir do críquete. Isso porque, quando chegava o inverno, as condições climáticas dificultavam a prática da modalidade.

Então, os dois amigos conversaram sobre qual esporte poderia ser praticado durante o frio, que lhes ajudassem a manter a forma física. Chegaram então na conclusão que o futebol seria o ideal e, assim, surgiu o primeiro time de futebol no mundo, sendo então considerado o clube de futebol mais antigo.

Sheffield disputa torneios amadores e regionais pela inglaterra
Sheffield disputa torneios amadores e regionais pela inglaterra - foto: twitter/@sheffieldfc

O maior rival do clube é o Hallam Football Club. O confronto existe desde o ano de 1860, sendo considerada uma das rivalidades mais antigas da história do futebol. A partida entre as equipes é conhecida como "Rules derby".

Qual o time de futebol mais antigo no Brasil?

O Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, é considerado o clube de futebol mais antigo em atividade ininterrupta no Brasil. Fundado em 19 de julho de 1900, a equipe foi a primeira fundada no país, voltada para o futebol. A ideia da criação do clube surgiu do jovem alemão Johannes Minnemann, que reuniu 21 esportistas para fundar o time.

De acordo com o site oficial do clube,  a equipe realizou a primeira partida oficial no dia 7 de outubro do ano de 1900. Na data, os "Scratch" A e B do clube se enfrentaram  então em um campo, localizado atrás do cemitério católico do município de Rio Grande.

Sport club rio grande é consigo o clube de futebol mais antigo no brasil
Sport club rio grande é consigo o clube de futebol mais antigo no brasil - foto: gabriel xavier/@scrgoficial

Cerca de 23 dias após a criação do Sport Club Rio Grande, fundou-se em Campinas-SP, no dia 11 de agosto de 1900, a Associação Atlética Ponte Preta. A equipe que disputa atualmente a segunda divisão do futebol nacional é o clube em atividade mais antigo do Estado de São Paulo, e então o segundo clube mais antigo do país.

Saiba quem são os pioneiros do futebol brasileiro:

  • 1894 - São Paulo Athletic Club - São Paulo (Clube de "cricket" onde Charles Miller, percursor do futebol brasileiro, introduziu o futebol no Estado de São Paulo. O Clube fechou o futebol no início do século.).
  • 1898 - A.A. Mackenzie College - São Paulo (departamento de futebol extinto).
  • 1899 - Sport Club Internacional - São Paulo (extinto).
  • 1899 - S.C. Germânia - São Paulo (departamento de futebol extinto).
  • 1900 - Sport Club Rio Grande - Rio Grande/RS (Clube de futebol mais antigo em atividade ininterrupta, fundado em 19/07/1900).
  • 1900 - Associação Atlética Ponte Preta - Campinas/SP (fundado em 11/08/1900).

Em homenagem à data de criação do Sport Club Rio Grande, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), escolheu então o dia 19 de julho para se comemorar o Dia Nacional do Futebol.

 

Leia também:

+ Quem inventou o futebol? saiba como surgiu o esporte mais popular

+ Qual é o novo salário de Lionel Messi em 2021 no Barcelona

+ Que dia o Brasil joga? saiba quando a seleção volta a campo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes