Grêmio na Copa do Brasil: Tricolor pode ser o maior finalista da história

Equipe gaúcha disputou até o momento oito finais da competição, com cinco títulos e três vices; ao lado do Cruzeiro, que possui o mesmo número de participações em finais, são os clubes que mais vezes disputaram a decisão.

Nesta quarta-feira (23), Grêmio e São Paulo começam a decidir quem avança à final da Copa do Brasil. O jogo de ida do confronto de semifinal está marcado para às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. No entanto, chegar à grande decisão da Copa é algo comum na história do Tricolor Gaúcho. Ao longo de toda competição, o clube já disputou oito finais, com cinco títulos e três vices. Junto do Cruzeiro, as equipes são as que mais vezes chegaram a final na Copa do Brasil, mas o time mineiro soma um título a mais que o gaúcho.

Grêmio primeiro campeão da Copa do Brasil

A primeira Copa do Brasil ocorreu em 1989, e sabe quem foi o primeiro campeão? o Grêmio. Naquele ano, a equipe gaúcha enfrentou o Sport, de Recife, na grande decisão.

Logo depois de um 0 a 0 no jogo de ida, na Ilha do Retiro, as equipes se enfrentaram na volta com 2 a 1 para o Tricolor, no Olímpico. Assis (irmão de Ronaldinho Gaúcho) e Cuca (atual treinador do Santos) fizeram os gols que deram o título para os gremistas. Mazarópi, contra, fez o gol de honra dos pernambucanos.

Grêmio venceu a primeira copa do brasil, em 1989
Grêmio venceu a primeira copa do brasil, em 1989 (foto: pelotadetrapoblog. Wordpress. Com)

Vice em 1991

Dois anos depois o Tricolor Gaúcho voltou a final da Copa do Brasil. Na ocasião, o adversário foi o Criciúma, que após empate nos dois jogos da decisão, ficou com o caneco por conta do gol fora. As equipes empataram em 1 a 1 na partida de ida, no Olímpico, e em 0 a 0 na volta, no Estádio Heriberto Hülse.

Derrota para o Cruzeiro em 93 adiou sonho do Bi

Novamente dois anos depois, a equipe voltou a participar da decisão da Copa do Brasil. Na final contra o Cruzeiro, a equipe empatou em casa e perdeu de 2 a 1 fora, ficando sem o caneco. O título de 93, foi o primeiro dos seis que o Cruzeiro possui.

Grêmio conquista o Bi da Copa do Brasil em 94

No ano seguinte o Tricolor Gaúcho disputou mais uma final, mas desta vez saiu vencedor. O adversário foi o Ceará, e logo depois de um 0 a 0 no Castelão, Nildo fez o gol do título aos 3 minutos do primeiro tempo, no jogo da volta.

O título em 94 foi o segundo na história do Grêmio na Copa do Brasil, mas no ano seguinte, a equipe voltaria a disputar mais uma decisão.

Terceiro título veio em 1994, diante do ceará
Terceiro título veio em 1994, diante do ceará (foto: reprodução/youtube)

Derrota para o Corinthians em 1995

Pelo terceiro ano seguido, o Grêmio chegava a uma final de Copa do Brasil. Com o Corinthians pela frente, o Tricolor Gaúcho perdeu os dois jogos e deu adeus à chance do terceiro caneco.

No primeiro jogo, Viola e Marcelinho Carioca fizeram para o Timão, mas Luís Carlos Goiano descontou para os gaúchos. No segundo confronto, novamente Marcelinho Carioca marcou, e fez o único gol da partida. Vitória corintiana e primeiro título de Copa do Brasil do Timão.

Terceiro título em 1997

Após o revés de 95, o Grêmio voltou à final da Copa do Brasil, em 1997. Logo depois de eliminarem o Corinthians na semi, a equipe pegou o Flamengo na decisão. Um empate em 0 a 0 no Olímpico, e mais um em 2 a 2 no Maracanã, deram o título para os gaúchos pelo saldo do gol fora.

João Antonio abriu o placar para os gaúchos, mas Lúcio e Romário viraram para o Rubro-negro. Aos 35 minutos da segunda etapa, Carlos Miguel fez o gol do empate, que concretizou o terceiro título de Copa do Brasil do Grêmio.

Elenco do grêmio campeão da copa do brasil de 97, diante do flamengo
Elenco do grêmio campeão da copa do brasil de 97, diante do flamengo (foto: divulgação/torcedores)

Tite no comando do quarto título 

Após ficar quatro anos sem chegar a final da Copa do Brasil, o Grêmio voltou a decisão em 2001. Mais uma vez o adversário foi o Corinthians, mas neste ano, os gaúchos deram o troco. Comandados por Tite, a equipe empatou o jogo de ida em 2 a 2, no Olímpico. No entanto, na volta, mesmo jogando fora de casa, o Tricolor venceu o Timão por 3 a 1, e conquistou seu quatro troféu.

+ Jogador do Athletico-PR agride atleta do Flu com voadora no rosto

Era Renato Gaúcho e último título de Copa do Brasil do Grêmio

Demorou cerca de 14 anos para que o Grêmio voltasse a uma final de Copa do Brasil. No entanto, em 2016 o Tricolor Gaúcho chegou e faturou seu quinto e último troféu.

Já comandada por Renato Gaúcho, a equipe eliminou o Cruzeiro na semifinal, e chegou à decisão com o Atlético MG pela frente. No entanto, no primeiro jogo, a equipe de Renato, praticamente, colocou uma mão no caneco. Com gols de Pedro Rocha (2x) e Everton Cebolinha, os gaúchos venceram por 3 a 1, fora de casa, e jogaram a volta com a vantagem no placar.

Em sua arena, o Grêmio abriu o placar com Bolaños, mas Cazares empatou para o Galo. Final do jogo: 1 a 1, e o Grêmio conquistou seu quinto caneco de Copa do Brasil.

Renato gaúcho comemora título da copa do brasil
Renato gaúcho comemora título da copa do brasil (foto: jefferson bernardes/afp)
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes