Libertadores

Saiba quem são os campeões brasileiros da Libertadores

São Paulo, Grêmio e Santos são os maiores vencedores da história da competição

Escrito por

Dez times brasileiros já conquistaram a taça da Copa Libertadores da América. No entanto, o Brasil está longe de permanecer no topo do ranking de maiores vencedores da competição, vendo a Argentina dominar as estatísticas. São Paulo, Santos e Grêmio tem três títulos cada, sendo os maiores brasileiros campeões da Libertadores.

 

+ COM GOL DE GABIGOL, FLAMENGO É CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2022

Santos quer ser o maior campeão brasileiro da Libertadores

O Peixe já venceu em 1962, 1963 e 2011, sendo o primeiro time brasileiro a levantar a taça e o segundo geral. A Libertadores começou em 1960, mas nos dois primeiros anos o Penãrol foi o grande vencedor. Na primeira edição, os uruguaios venceram os paraguaios do Olímpia e na segunda o Palmeiras.

Na final de 62, Santos e Peñarol se enfrentaram três vezes. Isso porque no primeiro jogo os brasileiros venceram por 2 a 1, com dois gols de Coutinho. No entanto, os Uruguaios venceram a volta por 3 a 2, e a decisão teve que ter um desempate. Então, um terceiro jogo foi marcado, e com um gol contra e dois de Pelé, o Peixe venceu por 3 a 0, e se consagrou campeão.

No ano seguinte, o time da vila novamente levantaria o troféu, mas desta vez em final contra o Boca Juniors. Com vitória no primeiro jogo por 3 a 2, com dois de Coutinho e um de Lima, os brasileiros só precisavam de um empate no segundo confronto. No entanto, novamente com um de Coutinho e outro de Pelé, o time do Rei venceu por 2 a 1 e ficou com o caneco.

Novamente contra o Peñarol, o Santos conquistou seu terceiro e último título da Libertadores. Comandados por Neymar, a equipe empatou o primeiro jogo da decisão em 0 a 0, mas venceu na volta. Com um gol do então camisa 11 e outro de Danilo, o Peixe venceu por 2 a 1 e levantou novamente o troféu. Com o título, até então, o Santos empatava apenas com o São Paulo como maiores campeões brasileiros da Libertadores, com três títulos cada.

Santos venceu seu último título de libertadores em 2011 (foto: divulgação/flickr santos fc)

São Paulo: primeiro tricampeão brasileiro da Libertadores

O Tricolor Paulista conquistou seu primeiro título de Libertadores apenas em 1992. Após perder a decisão em 1971, para o Independiente, o time do Morumbi voltou a uma final da competição 21 anos depois e ficou com o caneco.

A decisão ocorreu contra os argentinos do Newels Old Boys e após derrota no primeiro jogo, o Tricolor venceu o segundo pelo mesmo placar, com gol de Raí, e a final foi para as penalidades. Então, brilhou a estrela do goleiro Zetti e o São Paulo venceu seu primeiro título da Libertadores.

No ano seguinte, o Tricolor repetiu a dose e venceu novamente a competição continental, mas desta vez contra o Universidad Católica. Com uma goleada de 5 a 1 no primeiro jogo da final, o time de Telê Santana praticamente colocou a mão na taça. Embora tenha perdido o segundo duelo por 2 a 0, o resultado não tirou o título do São Paulo, que assim como o Santos, tornou-se outro brasileiro bicampeão da Libertadores.

Tricampeão em 2005, o time do Morumbi foi o primeiro brasileiro a vencer a competição três vezes. Na decisão, o Tricolor enfrentou o Atlético-PR, na primeira final entre equipes brasileiras. Com empate no primeiro jogo por 1 a 1, o título foi decidido no segundo duelo, com goleada paulista. O São Paulo então venceu em casa por 4 a 0, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Tardelli, e levantou a taça pela terceira vez.

São paulo fc campeão em 2005, primeiro tri brasileiro da libertadores (foto: rubens chiri/libertadores)

Grêmio: o rei dos 'mata-mata' na Libertadores

O Grêmio conquistou seu primeiro título em 1983 e tornou-se a quarta equipe brasileira a ser campeão da Libertadores. Na decisão, o Tricolor Gaúcho enfrentou o Peñarol e empatou o primeiro jogo em 1 a 1. Na volta, jogando em casa, os gaúchos venceram por 2 a 1, com gols de Caio e César, e ficaram com a taça.

Cerca de 12 anos se passaram até o Grêmio então conquistar seu segundo título da competição continental. Em 1995, o adversário foi o Atlético Nacional e com gols de Marulanda, Jardel e Paulo Nunes, o Tricolor venceu o primeiro duelo por 3 a 1. Na volta, o empate em 1 a 1 deixou os gremistas novamente com o título.

O último caneco do Imortal na Libertadores ocorreu em 2017, sob comando de Renato Gaúcho. Os argentinos do Lanús foram os adversário na decisão, mas com duas vitórias, o Tricolor ficou com seu terceiro título. Triunfo por 1 a 0, com gol de Cícero, no primeiro jogo. E, então, vitória por 2 a 1 no segundo jogo com gols de Fernandinho e Luan.

Grêmio também está entre os maiores campeões brasileiro da libertadores (foto: lucas uebel/grêmio)

Palmeiras e Flamengo tem três Libertadores

Tanto Palmeiras quanto Flamengo conquistaram duas taças da Libertadores em sua história. O elenco alviverde tornou-se campeão pela primeira vez em 1999 e, depois, em 2020 e 2021 sob o comando do português Abel Ferreira.

Pela temporada de 1999, o Palmeiras avançou facilmente a primeira fase. Depois, as oitavas de final, quartas e semifinal até chegar na final de dois jogos contra o Deportivo Cali, da Colômbia. Na partida de ida, 1 a 0 para os colombianos jogando em casa. Já na volta, vitória do alviverde por um gol. Então, a disputa de pênaltis foi necessária, com final de 4 a 3, consagrando o goleiro Marcos como grande ídolo da torcida.

Em 2020 o elenco verde ganhou do Santos jogando no Maracanã em uma disputa marcada por pouca torcida já que a pandemia ainda estava evidente no Brasil.  Passou pelo Delfín nas oitavas, o Libertad nas quartas e, então, o River Plate nas semifinais.

Já o Flamengo ergueu a taça em  1981 ao ganhar do Cobreloa, do Chile, e vencer o confronto de desempate que precisou acontecer depois da brilhante partida de Zico. Depois, em 2019, derrotou o superou o River Plate por 2 a 1 em jogo único em Lima, no Peru, para conquistar o seu segundo título da história da competição.  Na fase de grupos terminou em primeiro lugar e garantiu a classificação para as oitavas, superando o Emelec, Internacional e o Grêmio respectivamente.

Na temporada 2021, as duas equipes se enfrentam em novembro para buscar o terceiro título e subir uma prateleira na lista de maiores campeões da Copa Libertadores.

Em 2022, venceu o Athletico PR e pela terceira vez levantou a taça.

Flamengo venceu o river plate em 2019. Foto: alexandre vidal / crf

Outros campeões brasileiros da Libertadores

A lista de campeões brasileiros da Libertadores ainda segue com mais sete equipes campeãs, sendo três com dois títulos e outros quatro com apenas um.

Flamengo, Internacional e Cruzeiro são representantes brasileiros campeões da Libertados com dois canecos. Rubro-negros venceram em 1981 e 2019. Colorados em 2006 e 2010. Já a Raposa conquistou o troféu em 1976 e 1997.

Já com um título apenas estão: Vasco (1998), Palmeiras (1999), Corinthians (2012) e Atlético-MG (2013).

 

Última modificação em 29/10/2022 19:16

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por
Tags: Libertadores