Futebol

Palmeiras tem Mundial? Entenda a origem da dúvida

Campeão da Copa Internacional de Clubes de 1951, para alguns o Verdão é o primeiro vencedor da competição Mundial; no entanto, para outros, o título não é válido.

Escrito por

"O Palmeiras não tem Mundial". O torcedor palmeirense já deve ter ouvido centena de vezes essa famosa expressão, usada por seus rivais. A frase já virou até música para zombar dos Alviverdes. No entanto, para os mais históricos, o clube possui uma conquista de Mundial e ela aconteceu em 1951. Mas, e agora, o Palmeiras tem ou não tem Mundial?

Relacionado: Quantas Libertadores o Palmeiras tem?

Palmeiras tem Mundial?

Um ano após a Seleção Brasileira perder a final da Copa do Mundo de 1950, em seu próprio país, a Confederação Brasileira e Desportos resolveu organizar o Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951. Com o aval da FIFA, Vasco, Nacional-URU, Juventus-ITA, Estrela Vermelha-SER, Nice-FRA, Austria Viena-AUS e Sporting-POR toparam participar da competição, que foi dividida em dois grupos. Um com sede no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.

No grupo carioca, Vasco e Austria Viena se classificaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Já na chave paulista, Juventus e Palmeiras avançaram no torneio, com os italianos liderando o grupo e o Verdão na segunda posição.

Com as quatro equipes classificadas, ocorreram então os duelos de semifinais: Palmeiras encarou o Vasco e Juventus enfrentou os austríacos, que na época, pertenciam a Iugoslávia. No confronto entre brasileiros, vitória do Alviverde no primeiro jogo por 2 a 1 e empate na volta, colocaram a equipe na grande decisão. Do outro lado, os italianos empataram em 3 a 3 e depois venceram por 3 a 1, então também se garantiram na final.

Palmeiras conquistou título em 1951, diante da juventus (foto: divulgação/palmeiras)

Com o título, Palmeiras tem ou não Mundial?

No dia 18 de julho de 1951, Palmeiras e Juventus se enfrentaram no Maracanã. Com vitória no primeiro duelo, por 1 a 0, e empate no segundo jogo em 2 a 2, o Alviverde então faturou o título do Torneio Internacional de Clubes. Embora os rivais digam que o Palmeiras não tem Mundial, a torcida palmeirense comemorou muito o título na época.

A polêmica se estende até os dias atuais. Para o ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, o título de 1951 pode e deve ser considerado um título mundial. No entanto, desde a saída do suíço, a entidade reconhece apenas os títulos conquistados a partir de 1960, como oficiais.

 

A FIFA reconhece o Mundial do Palmeiras?

Apesar de todas as polêmicas, a FIFA reconhece como títulos oficiais as conquistas a partir de 1960 ano em que o Real Madrid venceu o Peñarol na decisão. No entanto, a própria entidade já exaltou a conquista da equipe Alviverde em seu site oficial, às vésperas do Mundial de Clubes de 2020, na qual o time paulista participou.

Em seu site oficial, a FIFA diz o seguinte sobre o torneio:

"Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol - Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles - e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como finalistas do Torneio Rio-São Paulo", diz o site oficial da FIFA.

Por que as pessoas falam que o Palmeiras não tem Mundial?

Os torcedores rivais do Palmeiras zombam do fato do clube não ter o título mundial, visto que os principais adversário do clube, Corinthians, São Paulo e Santos, já conquistaram o torneio.

O Timão venceu a competição nos anos de 2000 e 2012, enquanto o Peixe garantiu a taça em 1962 e 1963. Por fim, o Tricolor conquistou o Mundial nos anos de 1992, 1993 e 2005. No entanto, há controversas nas conquistas.

Isso porque, em virtude das mudanças no formato da competição, os torcedores contestam o título da equipe corintiana em 2000, quando a final ocorreu diante da equipe brasileira do Vasco. Os títulos conquistados por Santos e São Paulo também causam dúvidas no torcedor, visto que à época, o torneio era chamado de Copa Intercontinental e só reunia os vencedores da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Libertadores da América.

Veja + camisa comemorativa Palmeiras 1993

Como funciona o Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes reúne sete equipes na disputa pelo título, sendo seis representantes campeões das confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania), além do representante do país-sede.

Com hierarquias diferentes, clubes da Conmebol e UEFA entram na disputa somente nas semifinais, enquanto os outros disputam os primeiros jogos.

Dessa maneira, dois confrontos únicos são realizados em campo neutro, onde quem vencer avança até a semifinal e quem perder disputa o 5º lugar. Assim, os vencedores de cada semi tornam-se os finalistas do Mundial, brigando pelo grande título de maior equipe do mundo pela FIFA. Por fim, os dois perdedores disputam o terceiro lugar.

Última modificação em 04/06/2023 20:09

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por
Tags: Palmeiras