Futebol

Quem é o dono do Manchester City? Conheça a história do sheik

Com fortuna estimada em 129 bilhões de reais, a família de Mansour comanda Abu Dahbi e também os Emirados Árabes

Escrito por

Você com certeza já deve ter ouvido falar a respeito de possíveis histórias do proprietário do Manchester City. Deve saber também, que um sheik milionário possui o clube, injetando milhões e promovendo investimentos cada vez mais na equipe inglesa, uma das mais ricas da Inglaterra. Mas, afinal, quem é o dono do Manchester City? O que ele faz e qual a sua fortuna? Listamos a seguir as principais informações para você conhecer.

Quem é o dono do Manchester City? Conheça Mansour Bin Zayed Al Nahyan

Nascido em Abu Dabhi, capital dos Emirados Árabes, no ano de 1970, o sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan é membro da família real, integrando do alto escalão do país. Desde cedo, provou ter muito talento para os negócios após estudar nos Estados Unidos e também em sua cidade natal. Ainda jovem, tornou-se o patrono do Al Jazira Football Club, time de Abu Dhabi. Hoje, é vice-primeiro Ministro dos Emirados Árabes e membro do Conselho Supremo do Petróleo.

Em 2008, o grupo do sheik, intitulado de Abu Dhabi United ou City Football Group, comprou o Manchester City do ex-primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra. Mansour também é presidente da Emirates Racing Authority, órgão responsável para a organização de corridas de cavalos nos Emirados Árabes, além de tornar-se patrono do seu próprio festival de Corridas de Cavalos Árabes, de acordo com o site oficial do CFG. Ele também investe na mídia inglesa, sendo acionista principal no Abu Dhabi Media Investment Corporation.

Dono do manchester city, o sheik mansour bin zayed al nahyan (city football group / www. Cityfootballgroup. Com)

Qual é a fortuna do dono do Manchester City?

A fortuna de Mansour, segundo a revista Forbes, é estimada em US$ 41 bilhões de dólares, ou seja, R$130 bilhões de reais. Vindo de uma família real com muito dinheiro devido aos negócios no petróleo, o príncipe sabe muito bem como gastar o seu dinheiro.

Primeiramente, além de ser o dono do Manchester City, o grupo de Mansour Bin também é proprietário do New York City, Melbourne City, Mumbai City, Yokohama Marinos, Montevideo City, Girona, Sichuan Jiuniu, Lommel SK, Espérance Troyes e Bolivar.

Para começar, o sheik possui um super iate de oito andares, com dois helipontos, três piscinas, ginásio, jacuzzi e até cinema, de acordo com o jornal inglês The Sun. Em 2014, segundo a publicação, o sheik emprestou o iate para o ator Leonardo DiCaprio, visto festejando em março, no carnaval daquele ano.

Além disso, Mansour também possui um grande amor por carros. Segundo o tabloide inglês, ele possui 5% de participação na Ferrari, além de carros extravagantes em sua garagem. Em sua coleção, a Mercedes prata (foto abaixo) leva o valor de 350 mil de euros, uma Ferrari de 2,5 milhões de euros e um Lamborghini Reventon por 840 mil euros.

Mercedes slr-mclaren de sheik (the sun oficial / reprodução @4wheelsoflux)

Mansou também possui diversas mansões em todos os lugares do mundo, começando na Espanha. Mas, segundo o jornal, o seu lugar preferido é o Emirates Palace, um hotel luxuoso com preços altíssimos. O andar da cobertura, inclusive, pertence ao dono do City, com seis suítes para governantes.

Emirates palace, hotel preferido do sheik (emirates oficial / www. Emiratesvacations. Com)

Manchester City na era Mansour Bin Zayed Al Nahyan

Visando investir no futebol e dando mais visibilidade aos Emirados Árabes, Mansour comprou o Manchester City e conseguiu realizar todos os seus planos. A equipe inglesa cresceu, tornando-se uma das mais famosas do futebol, além de possuir uma infraestrutura invejável em campo ou fora dele. Investimentos não faltam, já que o time sempre sai na frente com propostas para repatriar craques em seu plantel.

Desde então, o City tornou-se um time da elite no futebol europeu, participando de todas as edições da Champions League, além de conquistar quatro títulos do Campeonato Inglês, seis títulos da Copas da Liga, três na Supercopa da Inglaterra e dois da Copa da Inglaterra.

Guardiola e mansour bin, dono do clube (manchester city oficial / @mancity)

+ Bola de Ouro 2021: quem são os jogadores favoritos ao prêmio 

Última modificação em 26/07/2022 10:52

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por