Quantas Libertadores o Corinthians tem? Relembre a conquista

Timão conquistou a América no ano de 2012 de forma invicta ao derrotar o Boca Juniors na decisão, com dois gols de Emerson Sheik.

Uma das equipes mais tradicionais do futebol, o Corinthians coleciona ao longo de seus 111 anos, diversos títulos nacionais, continentais e mundiais. Popularmente chamado de Timão, o clube é um dos 10 brasileiros que já ergueram a taça do principal torneio sul-americano. Mas quantas Libertadores o Corinthians tem?

Quantas Libertadores o Corinthians tem?

O Corinthians venceu a Copa Libertadores da América apenas uma vez, no ano de 2012. Comandado pelo técnico Tite, o Timão chegou ao título continental após derrotar o Boca Juniors na grande decisão. Embora tenha apenas uma conquista, a equipe alvinegra fez história ao vencer o torneio de forma invicta.

A conquista veio no dia 4 de julho de 2012, após empate em 1 a 1 no La Bombonera, com gol de Romarinho, e vitória corintiana por 2 a 1 no Pacaembu, com gols de Emerson Sheik. A decisão diante dos Xeneize é a única da equipe alvinegra, que então chegou à final do torneio continental uma única vez.

Campanha do Corinthians na Libertadores 2012

Atual campeão brasileiro à época, o time paulista garantiu a então vaga direta à fase de grupos da competição. Caiu na chave ao lado de Deportivo Táchira (VEN), Nacional (PAR) e Cruz Azul (MEX), e depois de conquistar quatro vitórias e dois empates, avançou com 14 pontos, na liderança do grupo e com 2ª melhor campanha geral.

Nas oitavas de final, a equipe enfrentou o Emelec (EQU) e após 0 a 0 na ida, o Corinthians venceu a volta por 3 a 0 e enfrentou o Vasco nas quartas. O confronto diante dos vascaínos é lembrado até os dias atuais pela defesa de Cássio em chute de Diego Souza, que garantiu a vitória corintiana por 1 a 0 na volta, depois do 0 a 0 na ida.

Classificado à semifinal, o time de Tite teve mais um brasileiro pelo caminho, o rival Santos. Dessa vez, o Corinthians venceu na ida por 1 a 0 e segurou o empate em 1 a 1 na volta, garantindo-se na final da Copa Libertadores da América de 2012 diante do Boca Juniors.

Final da Libertadores de 2012

O primeiro jogo da grande decisão ocorreu no La Bombonera e depois de ver os argentinos abrirem o placar, a equipe alvinegra chegou ao empate com Romarinho, no minutos finais. No entanto, o duelo ainda reservara emoção para o segundo confronto, dessa vez disputado no Brasil.

No dia 4 de julho de 2012, as equipes se enfrentaram no Pacaembu e, aos 8 minutos da segunda etapa, Emerson Sheik aproveitou a bola ajeitada por Danilo, para estufar as redes e então abrir o placar. O empate dos argentinos complicariam a vida alvinegra e, por isso, a equipe tratou de marcar o segundo.

Aos 27, Sheik puxou o ataque e na cara do gol, apenas tirou do goleiro para balançar as redes, levar a Fiel à loucura e então decretar a vitória e título do Corinthians na Libertadores. Com os 2 a 0, o Timão se consagrou campeão do torneio e venceu a competição pela primeira vez e sua história.

Quantas libertadores o corinthians tem
Sheik marcou dois na final e corinthians garantiu a libertadores 2012 - foto: daniel augusto jr/corinthians

Quais os times brasileiros campeões da Libertadores?

Cerca de 10 equipes brasileiras já venceram o título da Copa Libertadores. São eles: Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco. Nesta temporada, novamente uma equipe tupiniquim irá erguer a taça do torneio, pois o Verdão e o Rubro-negro decidem o título no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, no Uruguai.

  • São Paulo - 3 títulos (1992, 1993 e 2005)
  • Santos - 3 títulos (1962, 1963 e 2011)
  • Grêmio - 3 títulos (1983, 1995 e 2017)
  • Cruzeiro - 2 títulos (1976 e 1997)
  • Internacional - 2 títulos (2006 e 2010)
  • Flamengo - 2 títulos (1981, 2019)
  • Palmeiras - 2 títulos (1999, 2020 e 2021)
  • Atlético Mineiro - 1 título (2013)
  • Corinthians - 1 título (2012)
  • Vasco da Gama - 1 título (1998)

 

LEIA TAMBÉM

Qual é o grupo do Corinthians na Libertadores 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes