Futebol

UEFA vai permitir até 26 jogadores nas seleções para a Eurocopa 2020

Com a competição se aproximando, a entidade decidiu realizar algumas mudanças no formado; confira as principais alterações

Escrito por

A UEFA, entidade responsável pelo futebol na Europa, anunciou esta semana que vai permitir a convocação de 26 jogadores nas seleções que disputarão a Eurocopa 2020 como forma de proteger todos os profissionais envolvidos e não prejudicar nenhuma das equipes durante a competição pela pandemia. O torneio internacional será realizado entre junho e julho de 2021, transferido para este ano devido às complicações do covid-19 em todo o mundo.

Como funciona a Eurocopa?

A Eurocopa começa com as eliminatórias trazendo dez grupos com cinco e seis integrantes cada. Dessa maneira, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam direto para a Eurocopa. Enquanto isso, a repescagem semifinal traz dezesseis times brigando por mais quatro vagas restantes na final.

Na fase de grupos, formam-se seis grupos com quatro seleções, ou seja, vinte e quatro seleções ao todo. Nela, três rodadas acontecem, onde cada equipe se enfrenta apenas uma vez. Então, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as oitavas, juntando também os quatro melhores terceiros colocados. Aí, as quartas, semifinais e a grande final.

UEFA vai permitir até 26 jogadores nas seleções da Eurocopa

A UEFA divulgou na última terça-feira (04) que vai permitir a convocação de até 26 jogadores em cada seleção na Eurocopa 2020. A decisão, segundo a própria entidade, foi tomada como forma de preservar as equipes de sofrerem com elenco reduzido por casos positivos, garanto assim um bom andamento da competição mesmo com a pandemia.

Entretanto, mesmo com a mudança  de 23 jogadores para 26 no plantel, somente 23 poderão ser relacionados para as partidas na lista oficial, incluindo os três goleiros, com 12 substitutos no bando de reservas, enviando a convocação oficial até o dia 1º de junho de 2021.

Dessa maneira, em caso de lesões ou testes positivos em jogadores antes da primeira partida, as equipes poderão realizar substituições ilimitadas. Goleiros podem ser substituídos antes da partida se constatado a incapacidade para jogar naquele dia.

Quando é a Eurocopa 2020?

Transferida para 2021 devido à pandemia do coronavírus, a Eurocopa vai acontecer em diferentes locais do continente nessa edição, como Inglaterra, Itália, Azerbaijão, Rússia, Espanha, Romênia, Espanha e muitos outros países da Europa.

Assim, a fase de grupos da Eurocopa 2020 tem início em 11 de junho de 2021, com a partida de abertura entre Turquia e Itália. Então, a primeira rodada segue até o dia 15. Já as três rodadas da fase de grupos se encerram no dia 23 do mesmo mês, com a final em 11 de julho de 2021.

Onde assistir a Eurocopa 2020?

A Rede Globo adquiriu os direitos de transmissão com exclusividade da Eurocopa 2020. A fase de grupos vai passar nos canais Sportv, na TV fechada. Já as fases decisivas como oitavas, quartas e semifinais terão transmissão da Globo, na TV aberta para todo o Brasil, tendo inclusive narração de Galvão Bueno na grande final.

 

+ UEFA confirma presença de torcida em Roma para a Eurocopa 2021

+ Eurocopa 2020: tudo o que sabemos sobre a competição de Seleções 

Última modificação em 26/07/2022 08:04

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Eurocopa