Palmeiras na Libertadores: os recordes do alviverde no torneio

Além de estar entre os times brasileiros que mais participaram da Libertadores, o Palmeiras lidera o ranking de gols marcados na competição

Líder geral da fase de grupos da Libertadores pelo segundo ano seguido, o Palmeiras aposta em sua tradição no torneio continental para tentar quebrar um jejum de duas décadas sem conquistar a América.

Embora tenha apenas um título da Libertadores, conquistado em 1999, o Palmeiras está entre os líderes das estatísticas de clubes brasileiros na competição. Assim, ocupa a sexta posição no ranking da Conmebol, atrás apenas de Peñarol, Nacional, Grêmio, Boca e River.

Participações do Palmeiras na Libertadores

Ao lado de Grêmio e São Paulo, o Palmeiras é um dos times brasileiros que mais participaram da Libertadores, com 20 aparições no torneio. Em 2020, aliás, o alviverde entrou na disputa da competição continental pela quinta edição consecutiva, um feito inédito na história do clube.

Logo em sua primeira participação na Libertadores, o Palmeiras se tornou o primeiro clube brasileiro a chegar à final do torneio. No entanto, naquele ano, o time paulista perdeu para o Peñarol do Uruguai na decisão. Além disso, o alviverde ficou com o vice-campeonato em outras duas ocasiões: 1968 e 2000.

Ranking das participações de brasileiros

  1. Grêmio, Palmeiras e São Paulo (20)
  2. Cruzeiro (17)
  3. Flamengo (16)
  4. Corinthians e Santos (15)
  5. Internacional (13)
  6. Atlético Mineiro (10)
  7. Vasco (9)
  8. Athletico-PR (7)
  9. Fluminense (6)
  10. Botafogo (5)
  11. Bahia, Guarani e São Caetano (3)
  12. Chapecoense, Coritiba e Sport (2)
  13. Bangu, Criciúma, Goiás, Juventude, Náutico, Paraná, Paulista, Paysandu e Santo André (1)

Número de vitórias

Até o início das quartas de final da Libertadores de 2020, o Palmeiras estava encostado no Grêmio no ranking de vitórias. Afinal, com as vitórias sobre o Delfín nas oitavas, o alviverde somou 105 triunfos na história do torneio, contra 106 do tricolor. O time gaúcho, aliás, também está logo à frente dos paulistas em número de jogos na competição.

Como visitante, no entanto, o Palmeiras é o líder em vitórias na Libertadores entre os brasileiros. Fora de casa, o alviverde soma 39 triunfos, cinco a mais que o segundo colocado, o Cruzeiro.

Allianz parque
Fabio menotti/palmeiras

Gols marcados

Por outro lado, em número de gols, o Palmeiras é o recordista entre os brasileiros. Além disso, está bem à frente dos rivais locais e é o único time do país no top 10 geral do quesito, em sétimo lugar. Assim, ao todo, foram 355 gols em 192 partidas até a fase de oitavas de final da edição atual.

Além disso, o Palmeiras já terminou na artilharia da Libertadores em cinco ocasiões. A primeira foi em 1968, com Tupãzinho, que marcou 11 gols na campanha do vice-campeonato. A última, em 2018, quando Borja balançou as redes nove vezes e o time chegou às semifinais.

Palmeiras na Libertadores 2020

Em 2020, portanto, o Palmeiras tenta superar uma série de desfalques em decorrência da covid-19 para tentar ampliar seus recordes e números na Copa Libertadores. Nas quartas de final, o alviverde começou com um empate fora de casa contra o Libertad, por 1 a 1. Invicto na competição, o time paulista só precisa de um empate sem gols para assegurar sua presença entre os quatro melhores clubes da edição de 2020 da Libertadores.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes