Bancos já oferecem o consignado sob as novas condições

Desde o dia 30 crédito pode ter o valor elevado e prazo de carência estendido mesmo para os recursos já contratados

Os bancos já estão oferecendo crédito consignado de valor maior e com mais prazo de carência para quem solicitar essa modalidade de empréstimo ou já tem contratado um. Os clientes interessados podem procurar as agências bancárias para levantar o crédito sob novas condições, mais favoráveis, em limite de valor e prazo. Quem já tem um empréstimo desse tipo também pode ir à agência para renegociar as condições do contrato.

As novas regras aumentam o limite de crédito, em relação ao rendimento do cliente (o comprometimento da prestação sobe de 30% para 35%), e o prazo de carência para até 120 dias. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) comunicam que os bancos já concluíram o processo de  adaptações internas e estão operacionalmente preparados para a concessão de crédito sob as novas condições, previstas na Lei nº 14.131, sancionada em 30 de março.

“As medidas têm como principal objetivo aliviar a pressão sobre os orçamentos familiares, disponibilizando mais prazo e recursos para os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, e empregados de empresas privadas por meio de um empréstimo barato e de longo prazo”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

De acordo com dados de fevereiro do Banco Central, o crédito consignado tem uma carteira de R$ 446,7 bilhões, dos quais a grande parcela de recursos está concentrada em operações com aposentados e pensionistas do INSS em com servidores públicos.

O crédito consignado é umas das modalidades de empréstimo mais baratas do mercado e o que exige menos burocracia em sua concessão, uma vez que as parcelas mensais são descontadas diretamente do benefício ou salário do cliente e não por meio de desconto em conta corrente ou por boleto, como ocorre nas outras formas de financiamento.

O fato de a prestação da dívida ser retirada da renda mensal antes que o benefício ou o salário chegue ao bolso do cliente torna a operação mais segura para quem empresta, os bancos, o que possibilita a cobrança de taxas de juro mais baixas porque, senão evita, reduz o risco de calote.

Por causa da maior segurança dos bancos nessa operação, as regras de concessão também são flexibilizadas, cada vez mais, para que os interessados com condições de pleitear o crédito consignado tenham o acesso facilitado a ele.

A oferta seduz, porque é um volume de dinheiro muito maior que o benefício ou o salário que cai mensalmente na conta, mas é também um crédito antecipado que vai passar a consumir, mensalmente, parte da renda futura do tomador. E esse desconto da parcela da renda mensal passará ser maior para quem pedir o limite máximo de crédito de até 35% e carência de até 120 dias.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes