Publicado em

SÃO PAULO - A Cetip Balcão Organizado de Ativos e Derivativos vai começar nesta semana a divulgar um novo índice financeiro. Trata-se do Índice DI, que tem como valor-base 10 mil pontos em 2 de janeiro e é atualizado diariamente pela variação da Taxa DI, já divulgada pela Cetip. Futuramente, o indicador deverá ser utilizado em contratos de Opções de DI, que estarão disponíveis para as instituições no início do próximo ano.

A Cetip calcula e divulga diariamente a Taxa DI desde a sua fundação, em 1986. Criada com base nas operações do mercado interbancário, a Taxa DI hoje é utilizada para corrigir uma série de contratos na economia. Apurada nas operações de emissão de Depósitos Interfinanceiros prefixados, pactuadas por um dia útil entre instituições de conglomerados distintos (extragrupo), registradas e liquidadas na Cetip, a taxa é divulgada em torno das 18 horas.

Os dados estatísticos sobre o DI, como número de operações, taxas, volume financeiro registrado e fator diário podem ser consultados na seção Séries Históricas, no site. Também é possível calcular o valor do DI acumulado por períodos, com aplicação de percentual, no Simulador de Cálculo, disponível na página principal do site.

Neste mês, a Cetip já tinha anunciado que criou regras para atualização de contratos de swap. Conforme Comunicado Cetip nº 125/08, enviado ao mercado no dia 4 de novembro de 2008, os contratos que exigem lançamento de PU (preço unitário) ou de fator deverão ter seus valores atualizados obrigatoriamente no último dia útil de cada mês.

Esta medida terá início no próximo dia 28 de novembro. Além disso, os participantes que não fizerem a descrição completa dos parâmetros não calculados pelo sistema estarão sujeitos a penalidades, que abrangem de multas ao impedimento de registro de novos contratos.

Segundo Comunicado Cetip nº 126/08, a descrição dos parâmetros é necessária para permitir a verificação da consistência das metodologias adotadas e dos preços praticados. A Cetip também cobrará taxa por correção dos contratos que tiverem as descrições de parâmetros alteradas. Os valores referentes às multas e à taxa de correção estão disponíveis para consulta na Tabela de Preços, no site.

Algumas regras estão sendo criadas para ajustar o mercado, que passa por uma crise financeira mundial. As medidas podem gerar ganho ao mercado.

O indicador começa a ser divulgado hoje pela entidade, e vai servir de base para contratos de opções de Depósito Interfinanceiro (DI).