Como evitar que o home office aumente as despesas da casa

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, trabalho em casa pode elevar em até 25% os gastos do empregado

O trabalho remoto, uma inovação que chegou com a pandemia e foi vista por muitos como temporária, já faz mais de um ano. E muitos duvidam de que o home office seja abandonado quando a covid-19 passar. De forma geral, o trabalho de casa evita deslocamentos, perda de tempo no trânsito, o que resulta, supostamente, em maior produtividade. Nem tudo, porém, pode ser computado na lista de pontos positivos, considerando o aspecto econômico-financeiro. Principalmente para o trabalhador.

Dados de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam que, com as despesas do home office, a conta de gastos da família pode aumentar em até 25%. Muitos empregados  que passaram a trabalhar nesse regime tiveram de remodelar e reequipar o ambiente de casa.

  A venda de itens como móveis e equipamentos eletrônicos, assinatura de serviços de stream e pedidos de comida por delivery também dispararam. Custos que, no fim das contas, pesam no bolso do trabalhador. Está aí, segundo especialistas, o grande desafio de quem está em home office, que é saber equilibrar as contas de tal forma que o expediente de casa não vire um ralo por onde escape o ganho do trabalhador.

Dicas para economizar no home office

Para orientar e evitar que o trabalhador tenha prejuízo, o Conta Corrente, site sobre contas bancárias e serviços financeiros, preparou várias dicas sobre formas de economizar na prática do home office.

É sabido que o maior tempo de permanência em casa no home office, por si só, aumenta o consumo de luz, água, gás, que se reflete em contas mais caras. Para a economia com energia, a primeira dica é aproveitar ao máximo a claridade proporcionada pela luz natural do sol. Instale-se, portanto, para trabalhar em um ambiente bem iluminado.

Procure não deixar também o computador e outros equipamentos eletrônicos ligados o tempo todo. Desligue da tomada todos que não estão em uso. Outra dica é usar as lâmpadas econômicas, como as de LED. Elas costumam custar mais que as comuns, mas a economia vem na conta, na forma de menor consumo e, não raro, de maior durabilidade.

Procure encurtar ainda o tempo no banho, cuja duração impacta as contas de água, de energia elétrica ou gás. Se puder, ligue a máquina de lavar menos vezes na semana, já que é um dos aparelhos que mais gastam energia. Espere que as peças de roupa se acumulem, para lavá-las de uma só vez, aproveitando a capacidade máxima de energia e água.

Prepare suas refeições

Uma das formas de reduzir as despesas de delivery de comida é preparar as próprias refeições. É algo que consome tempo, mas poderá ficar mais fácil com planejamento. Organize-se para ir ao mercado com uma lista previamente preparada de produtos e também em casa para tirar tempo para cozinhar. Você vai notar que a diferença entre o que gasta com comida pronta e o que prepara em casa é imensa.

Monte um cardápio da semana e separe alguns dias para cozinhar. É possível guardar alimentos na geladeira e ter comida à mesa sem cozinhar todos os dias. É uma boa forma de economizar no home office.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes