Publicado em

- "Nós gastamos o que não temos, para comprar o que não precisamos, para impressionar quem não gostamos", já dizia um ditado popular.

Todo planejamento financeiro pessoal precisa olhar constantemente para o aumento das receitas e redução das despesas, qualquer que seja o momento da economia. Agora estamos especialmente num momento em que precisamos dar bastante foco nas despesas e no consumo, já que a chance de um aumento, de um bônus, de uma promoção é menor.

O consumo é uma parte importante das despesas. As despesas se dividem em fixas e variáveis. As fixas, em valor exato e valor aproximado. As variáveis são as inesperadas.

As fixas são todas aquelas que a gente não escapa, com luz, água, telefone, gasolina e que geralmente temos uma boa ordem de grandeza. E também as com valor exato, como aluguel, condomínio e TV a cabo. Nas fixas você tem uma pequena margem de manobra. Por exemplo, renegociar o pacote de TV a cabo.

Já as variáveis são aquelas que você pode tomar as rédeas, embora é aonde mora o descontrole. Nesta categoria estão presentes o pet que passou mal e precisou visitar o veterinário, um problema repentino no carro ou um aluguel de um traje para ir a uma festa. Pode ser também aquela ida ao supermercado sem a lista bem definida. Para quem - como eu - adora uma novidade, é melhor ficar em casa. Nas variáveis é aonde você tem mais chance de reduzir seus custos.

O consumo pode ser dividido em racional e emocional, e passa por todos os itens acima. Racional são as conquistas importantes que geram uma grande satisfação a longo prazo. Por exemplo, uma faculdade, um curso de especialização, a compra da casa própria e a poupança para a independência financeira. Já o consumo emocional é aquele que gera uma satisfação de curto prazo e nenhum prazer a longo prazo. Alguns exemplos são um bom vinho, um relógio, uma bolsa e um celular novo.

Para praticar um consumo responsável, use a regra dos 3 "sim". Primeira pergunta: eu preciso? Sim! Segunda: tenho dinheiro? Sim! Por último: tem que ser hoje? Sim! Se passou pelas três com sim, compre. Se alguma resposta for "não", espere.

Enviar um e-mail

Chief Prosperity Officer da consultoria FS AdvisorS