Perspectivas para o mercado financeiro em junho

Otimismo de investidores pode ser afetado por uma terceira onda da covid e pelo aumento nos gastos do governo

Maio terminou com os investidores mais otimistas e a expectativa para junho continua positiva, de acordo com especialistas. Mas existem algumas preocupações pela frente que podem mexer com o humor do mercado financeiro em junho. Uma delas é a terceira onda da pandemia de coronavírus, uma perspectiva preocupante, aponta Ariane Benedito, economista da CM Capital. A principal dúvida dos investidores está relacionada às medidas que os governos, sobretudo de Estados e municípios, podem adotar para combater o recrudescimento da pandemia.

“Medidas como lockdown podem prejudicar a recuperação de atividade e gerar uma reação negativa dos mercados.”  Outro ponto importante, destaca, é o ritmo de vacinação, que continua bastante lento.

Mais uma  fonte de preocupação do mercado financeiro em junho é a crise no setor de energia elétrica, devido à falta de chuva que compromete o nível dos reservatórios, e principalmente pela adoção da bandeira vermelha, com reajuste adicional na conta de luz, podendo impactar negativamente o resultado das empresas. Ariane afirma que, embora avalie o fenômeno como sazonal, não vê ainda as empresas do setor precificando a crise.

Mercado atento a dados em junho

A economista da CM Capital considera que dois dados que serão conhecidos neste início de mês podem moldar o sentimento dos investidores e desenhar o cenário para o mercado financeiro em junho, que, para ela, começa com tom positivo.

O primeiro é o resultado do PIB do primeiro trimestre divulgado pelo IBGE nesta terça-feira. O outro são os dados do nível de emprego e renda que serão divulgados nos Estados Unidos na sexta-feira.

A expectativa do mercado financeiro em junho é que os dados apontem uma alta em torno de 0,50% a 0,55% do PIB brasileiro no primeiro trimestre, resultado que manteria o mercado animado, avalia Ariane, que prevê uma expansão de 4% para o indicador em 2021. “Os dados que indiquem perspectiva positiva para a atividade econômica no País podem ser determinantes para a trajetória dos mercados no mês.”

Outro ponto de atenção do mercado financeiro é uma eventual extensão do auxílio emergencial, se houver agravamento da pandemia, com a terceira onda do coronavírus. “Se for adotada a prorrogação, as preocupações com a questão das contas públicas voltam ao radar do mercado financeiro, porque potencializa o déficit fiscal.”

O mês que começa tem pela frente ainda nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que definirá a nova taxa básica de juros, a Selic, que está em 3,50% ao ano e está rodando abaixo da inflação, impondo perdas às aplicações financeiras que remuneram com juros.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes