Publicado em

O Magazine Luiza , uma das maiores redes de lojas de móveis e eletrodomésticos do Brasil, confirmou ontem a mais nova aquisição do grupo, a rede catarinense Lojas Base Móveis e Eletro , cuja matriz está localizada em Chapecó, oeste do estado.Procurado pelo DCI, o Magazine Luiza não quis dar mais detalhes sobre a aquisição e conseqüência para a empresa, apesar de confirmar a compra. Ontem, a diretoria da rede esteve reunida em Campinas, no interior de São Paulo, para fazer o planejamento estratégico da companhia para este ano e discutir as mudanças que a empresa deverá sofrer com a compra do grupo catarinense, uma das maiores cadeias de venda de móveis e eletrodomésticos na Região Sul. De acordo com o Magazine Luiza, a aquisição e entrada para o mercado de Santa Catarina muda o rumo da empresa.A rede Base faturou R$ 180 milhões em 2004 e projetava um crescimento de 30% em 2005.O valor da transação não foi divulgado, mas fontes ligadas à Base confirmam que foram vendidos estoques e pontos comerciais, excluindo os prédios. A Base possui 66 lojas instaladas no Sul do Brasil - oito no Paraná (PR), 42 em Santa Catarina (SC) e 16 no Rio Grande do Sul (RS) - e gera 1.100 empregos diretos e indiretos. A direção da empresa planejava investir R$ 13 milhões e abrir 11 novas lojas no litoral e no interior de SC, além da transferência da matriz para Palhoça, Grande Florianópolis, no 2º semestre de 2005. Agora, todos os projetos estão congelados até a finalização da transação. Ainda não há prazo estabelecido para a mudança administrativa e gerencial do grupo.Esse é mais um passo da empresa paulista na busca por mercados no Sul e confirma que o crescimento via aquisições faz parte de seus planos. A companhia acelerou o ritmo a partir de 2003, quando comprou 18 lojas da Líder , de Campinas (SP), e assumiu 22 pontos comerciais da concordatária Brasimac no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O último passo foi a aquisição, no ano passado, da rede Arno , no Rio Grande do Sul, com 51 lojas, confirmando o interesse do grupo pelo Sul do País. No ano passado, o Magazine também inaugurou 22 filiais e abriu uma loja em Goiás.A rede com sede em Franca, no interior de São Paulo, é uma das maiores varejistas do País e possui faturamento previsto para 2005 de R$ 1,4 bilhão. O Magazine Luiza possui atualmente 254 lojas em seis estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul).Com a aquisição, o Magazine Luiza ficará com 322 filiais e permanece como 4º colocado entre as grandes redes do setor em número de lojas, ganhando da Lojas Cem . Na frente do Luiza, está a Casas Bahia , Lojas Colombo e Ponto Frio , esta última com 339 lojas.