Ácido Hialurônico: especialistas explicam sua ação na pele

O ácido hialurônico promete agir profundamente na pele, hidratando e suavizando linhas de expressão. Veja o que especialistas têm a dizer a respeito.

O ácido hialurônico vem sendo utilizado na composição de cosméticos que prometem melhorar o aspecto da pele, deixando-a mais jovem e macia. Mas o que os especialistas têm a dizer sobre isso?

O DCI conversou com a Dra Cláudia Marçal, dermatologista e membro da SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia e com Maria Eugenia Ayres, farmacêutica responsável da Biotech Cosméticos, para desvendar tudo sobre o produto.

 

O que é o ácido hialurônico?

 

O ácido hialurônico é uma molécula de proteína e açúcar que faz parte da segunda camada da pele. Porém, sua produção diminui pouco a pouco a partir dos 35 anos, como explica a farmacêutica Maria Eugenia Ayres

"Com o avanço da idade, o ácido hialurônico diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da derme. Então, a falta do ácido resulta em desidratação da pele. Assim se formam rugas, sulcos, pele parecida com pergaminho, descamativa, sem luminosidade e com tendência à flacidez", complementa Cláudia Marçal.

Logo, os produtos com ácido hialurônico tentam repor as quantidades da substância suficientes para uma aparência jovem e bela.

 

Ácido hialurônico 2
Imagem: reprodução / pinterest

 

Para que serve o ácido hialurônico?

 

Primeiramente, Cláudia Marçal explica que o ácido hialurônico pode ser usado de três maneiras diferentes. São elas: em cosméticos, no preenchimento facial e como uma hidratação injetável.

Nos cosméticos, sua principal ação é hidratante e anti-idade. "O ácido hialurônico age atraindo água para perto dele, daí a ação hidratante." explica. Dessa forma, melhora o visual da pele. Também age suavizando rugas e outras marcas da idade.

Quando usado de forma injetável, a médica menciona seu uso na face, mãos e algumas regiões corporais, para reposição de volumes.

"No caso do preenchimento facial com ácido hialurônico, a substância completa o espaço entre as células. Em função da sua capacidade de atrair água para o local, ele melhora não só as rugas como também a hidratação da pele", ensina. 

Além disso, Cláudia Marçal explica que usam-se composições diversas para atingir diferentes camadas da pele. Assim, a substância fica na superfície ou em camadas mais profundas de acordo com sua intensidade.

Segundo a especialista, o ácido age nas fibras de colágeno, tornando-as mais elásticas e macias. Essas fibras são responsáveis por manter a pele firme. Logo, seu bom estado previne os processos de envelhecimento.

 

Como usar

 

Maria Eugenia Ayres conta que o ácido hialurônico pode ser utilizado sobre a pele tanto como hidratante quanto para o tratamento de rugas finas e superficiais. "Além disso, age como volumizador, preenchendo depressões e sulcos mais profundos", ensina.

Já Cláudia Marçal alerta para a importância de conversar com um médico para avaliar pessoalmente o seu caso. Assim, graças ao seu amplo conhecimento da substância, um dermatologista é o profissional certo para indicar o melhor produto de acordo com a necessidade da sua pele.

Ademais, a especialista explica que encontramos o ácido hialurônico em diversos tipos de produtos, como hidratantes e filtros solares. Porém, independente de seu veículo, devemos aplicá-los sempre com a pele bem limpa.

 

Ácido hialurônico 3
Imagem: reprodução / pinterest

 

Cuidados

 

Antes de mais nada, é preciso observar algumas cuidados quanto ao uso, explica Cláudia Marçal. "No caso dos injetáveis, é contraindicado em pacientes com sensibilidade ao ácido hialurônico, doenças autoimunes, suscetibilidade à formação de queloide e diabete melito", lista.

Além disso, a médica alerta que o ácido hialurônico deve ser evitado em mulheres grávidas ou lactantes.

Contudo, no caso do uso tópico em cosméticos, não há riscos. Porém, ela reforça a importância de consultar um dermatologista para escolher o produto ideal para sua pele. Assim você não corre o risco de usar algo que irá agredir a pele ou, ainda, de investir em um produto que não trará o efeito desejado.

 

Fontes:

Maria Eugenia Ayres é Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Também atua no Setor Magistral desde 2000 onde atualmente é Gestora Técnica da Biotec Dermocosméticos.

Dra. Cláudia Marçal é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Professora e fundadora do Dermacademy MB, plataforma online de ensino a dermatologistas. Além disso, a médica é speaker Internacional da Lumenis. Também e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. Proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes