Como fazer o cabelo crescer: dicas para acelerar o processo

Especialistas explicam quais são os cuidados que você deve tomar para fazer com que os cabelos cresçam mais rápido, fortes e saudáveis.

Se você está na missão Rapunzel, sem dúvida já se perguntou como fazer o cabelo crescer mais rápido. Até porque, fios longos e bem cuidados são o sonho de muita gente. O problema é que esse processo pode ser um verdadeiro desafio. Principalmente por alguns fatores que influenciam de forma direta o crescimento dos fios. É o caso da idade, por exemplo. “Com o passar dos anos, é comum que os cabelos cresçam mais devagar. Isso ocorre porque o metabolismo basal diminui”, diz a dermatologista Paola Pomerantzeff. 

Além disso, fatores externos, como o estilo de vida, também impactam o processo. “Dieta e hábitos diários modulam a expressão de genes. Como resultado, podem afetar o crescimento do cabelo.” A explicação é do geneticista Marcelo Sady. Mas a boa notícia é que há uma série de cuidados para deixar o cabelo mais longo. Quer saber quais são? Então confira as dicas abaixo.

 

Como fazer o cabelo crescer - ajuste a alimentação 

 

Uma das dicas sobre como fazer o cabelo crescer é incluir na dieta boas fontes de proteína. “Os fios contêm, basicamente, queratina, que é uma proteína. Então, aposte em alimentos ricos nesse nutriente. Ou seja, peixe, frango, carne magra, ovos e feijão.” A sugestão é da nutróloga Marcella Garcez. “Ademais, minerais metálicos como ferro e cobre também participam da saúde capilar. Assim como as vitaminas do complexo B.” Por isso, consuma fígado, gema de ovo e atum. E também ervilhas e suco de laranja.

 

Verifique seus níveis de ferro 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial é anêmica. Isso significa queda na hemoglobina por falta de ferro. “A hemoglobina é importante porque transporta oxigênio dos pulmões. E, então, nutre todas as células do organismo. Isso inclui aquelas que alimentam o cabelo”, diz Lucas Fustinoni, tricologista. Dessa forma, eleve os níveis de ferro para fazer o cabelo crescer. O ideal é apostar em itens como feijão, espinafre, lentilha, castanha de caju e carne vermelha.

 

Analise os produtos que você utiliza

 

Se você quer aprender como fazer o cabelo crescer, precisa conhecer os produtos que usa. Isso porque até um simples shampoo pode alterar o ciclo de crescimento natural. “Alguns produtos contêm sulfatos, que são, de fato, agressivos para os fios. E podem colocar a saúde em risco, retardando o crescimento. Por isso, o ideal é optar por produtos sem o ingrediente na fórmula”, aconselha Paola.

Como fazer o cabelo crescer
Imagem: reprodução / pinterest

Como fazer o cabelo crescer - cuide do couro cabeludo

 

Uma das causas da demora no processo pode ser a falta de cuidados com o couro cabeludo. Como resultado, pode acontecer uma disbiose capilar. “Esse problema ocorre quando a microbiota da região entra em desequilíbrio. Por consequência, os fios inflamam, ficam fracos e podem cair. Além disso, a condição impede que o cabelo chegue ao seu potencial máximo de crescimento”, diz Lucas. 

Por isso, limpe bem o couro cabeludo com shampoo sem sulfato. Por fim, não aplique condicionador na raiz e use o secador apenas no comprimento. 

 

Pare de fumar

 

Se você fuma, é provável que já saiba que o cigarro impede o cabelo de crescer. “O cigarro contém um coquetel de substâncias químicas. E elas afetam a oxigenação do corpo, incluindo o transporte de nutrientes. Isso atinge o couro cabeludo e retarda o crescimento dos fios”, informa Paola.

 

Aposte em procedimentos 

 

Outra estratégia para fazer o cabelo crescer é apostar em procedimentos estéticos. Assim como o Eletroderme. Ele é ideal porque ajuda na recuperação, fortalecimento e crescimento capilar. Também combate quadros de alopecia e outros problemas. “O tratamento usa microagulhas que penetram na pele do couro cabeludo. A ação local estimula, por consequência, o crescimento dos fios”, explica o dermatologista Abdo Salomão.

Por fim, caso ainda tenha problemas para fazer o cabelo crescer, consulte um especialista. “Apenas o médico poderá realizar uma avaliação. Bem como pode identificar a real causa do problema. Então, pode indicar o melhor tratamento para que seu cabelo volte a crescer”, finaliza Abdo.

Fontes
Abdo Salomão, dermatologista. Lucas Fustinoni, médico tricologista. Paola Pomerantzeff, dermatologista. Marcella Garcez, nutróloga. Marcelo Sady, pós-doutor em genética.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes