Beleza

Difusor de cachos: aprenda as vantagens e como usar o acessório

Conheça os diferentes modelos de difusor, o acessório perfeito para valorizar o formato natural dos cabelos e deixar os cachos ainda mais definidos.

Escrito por

Quem tem o cabelo cacheado ou crespo sabe que é preciso tomar alguns cuidados para manter os fios sempre bem hidratados, com brilho e saudáveis. Já para deixar os cachos definidos e sem frizz é possível contar com a ajuda do difusor de cachos.

 

O que é e para que serve o difusor de cachos?

Imagem: reprodução / pinterest

Em primeiro lugar, esse acessório, que é bastante acessível e fácil de usar, foi desenhado para se conectar à ponta do secador de cabelo. Trata-se de uma peça importante visto que o secador comum, de bico chapado, não se adapta à maioria dos cabelos cacheados e crespos.

Outra característica do difusor de cachos é que ele funciona não apenas para secar, mas também serve para reforçar o formato natural das mechas. Isso porque o cabelo se encaixa dentro do equipamento, que tem um formato arredondado e profundo. Desse modo, a temperatura é distribuída de um jeito mais uniforme e os fios não recebem ar quente diretamente. Isso é ideal para evitar que os cabelos fiquem ressecados.

Mais uma vantagem é que o difusor agiliza o processo de secagem, pois enxuga mecha por mecha sem precisar passar o secador pela cabeça o tempo todo. É só arrumar o cabelo dentro dele e deixá-lo trabalhar. Como resultado, os cachos ficam mais definidos, iluminados e com menos frizz.

Vale dizer ainda que o acessório pode ser utilizado em todos os tipos de curvatura dos cachos e também é um ótimo aliado para quem está passando pela transição capilar.

 

Como usar o difusor?

 

Usar o difusor de cachos é simples. O primeiro passo é lavar normalmente os cabelos. Para isso, você pode, por exemplo, optar por um shampoo em barra ou seguir as técnicas low poo e no poo.

Retire o excesso de água com uma toalha e desembarace os fios para evitar que eles se enrolem nos dentes do aparelho. Na sequência, aplique um protetor térmico em todo o comprimento e separe em mechas de acordo com o volume do seu cabelo.

Depois, é só encaixar as pontas de cada mecha dentro da cavidade do difusor de cachos e levar o secador em direção às raízes. Repita o processo até secar todo o cabelo.

Para potencializar os resultados, finalize com um ativador de cachos ou sérum nas pontas.

 

Quais são os modelos de difusor de cachos?

Imagem: reprodução / thinkstock/getty images

O mercado cosmético possui uma boa diversidade de difusor de cachos. Para escolher o seu não há regras: a dica é testar e ficar com aquele que melhor se adapta ao seu cabelo e à sua rotina. Só é preciso lembrar que ele deve se encaixar na ponta do seu secador.

Abaixo, apresentamos os modelos mais comuns e suas características.

Difusor de cachos original: o modelo mais comum tem, em geral, 15 cm de diâmetro. É fácil de usar e seca bem as mechas de cabelo.

Difusor grande: essa versão é indicada para quem tem os cabelos mais volumosos ou compridos, pois acomoda em seu interior uma maior quantidade de mechas. Por essa razão, também termina o processo de secagem mais rapidamente.

Difusor em formato de mão: o formato diferente desse difusor de cachos (como se fosse uma mão que segura o cabelo) foi pensado para espalhar bem o ar ao mesmo tempo em que protege a curvatura natural dos fios. As pontas mais finas do acessório ajudar a secar o cabelo sem prejudicar a fibra capilar.

Com informações do blog da Pajaris.

Última modificação em 29/07/2022 10:45

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por