Beleza

Máscara de argila verde: conheça os superpoderes desse ingrediente

Ação antioxidante, controle da oleosidade e efeito adstringente. Confira a lista de benefícios da argila verde e comece a usá-la na rotina de cuidados com a pele.

Escrito por

Se você quer cuidar melhor da sua pele, que tal incluir na rotina de beleza a máscara de argila verde?

De modo geral, ela é um ingrediente natural extraído de rochas vulcânicas e cheio de elementos terapêuticos que fazem bem à saúde da pele. Principalmente quando você tira um tempinho para fazer máscaras de argila.

Todas elas são ótimas e há pesquisas que comprovam sua eficácia. Mas existe um segredinho: entre todas as opções de cores que esse produto mineral oferece, a argila verde é a que tem maior diversidade de nutrientes. Ela apresenta, por exemplo, magnésio, cálcio, zinco, alumínio, potássio e óxido de ferro. Esse último, aliás, é o que dá o tom esverdeado à variante.

Mas antes provar a receita, é recomendado buscar um profissional para auxiliar você no cuidado da pele.

Benefícios da máscara de argila verde

Foto: reprodução

No universo dos cosméticos, os tratamentos com produtos naturais vêm conquistando cada vez mais adeptos. Não só pela praticidade - já que é possível prepará-los em casa -, mas também pelo custo-benefício.

Para quem tem pele mista ou oleosa, a argila verde é uma excelente indicação. Isso porque regula a produção de glândulas sebáceas, controlando o excesso de oleosidade, além de ajudar a secar cravos e espinhas.

Outro ponto positivo dessa argila são suas diferentes ações, como adstringente, calmante, tonificante e analgésica. Ela ainda é um poderoso antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento celular.

A argila verde também pode ser usada para atenuar olheiras e bolsas abaixo dos olhos, já que melhora a circulação sanguínea da pele.

 

Como fazer a máscara de argila verde

Foto: reprodução

Você pode criar uma rotina de cuidados com a pele e fazer sua própria máscara de argila verde em casa.

Para isso, você vai usar a argila em pó. Basta então misturar 1 colher de sopa da argila verde em água mineral, filtrada ou termal. Uma dica importante é colocar a água aos poucos para sentir a textura da máscara, que deve ficar pastosa.

Logo depois, aplique na pele limpa, sempre de dentro para fora e tomando cuidado com a região dos olhos e lábios. Deixe secar por completo (entre 15 a 20 minutos).

Por fim, enxague bem o rosto e evite usar maquiagem por cerca de duas horas. Você pode ainda usar um tônico para a pele e um hidratante como passos finais.

Repita esse mesmo processo a cada 15 dias.

 

Dicas de máscaras de argila

 

Você encontra a argila verde em pó ou na composição de máscaras já prontas. Lembre-se, no entanto, de investir em produtos com ingredientes naturais. Assim, na hora da compra, leia com atenção a composição descrita na embalagem. Evite compostos como parabenos, liberadores de formol, corantes, fragrâncias e conservantes sintéticos.

No mercado, você encontra boas opções como a argila verde em pó, pura e sem adição de outros ingredientes, das marcas Força da Terra e Phytoterapica.

Para as máscaras de argila verde prontas você pode escolher, por exemplo, a Máscara Facial de Argila Verde da marca TB Make em parceria com a influencer Lu Ferreira, do blog Chata De Galocha. Ou ainda a Máscara Facial Detox Argila Pura Matificante, da L'Oréal Paris. As duas garantem ingredientes naturais na composição.

Última modificação em 29/07/2022 11:33

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por