Beleza

Óleo de rosa mosqueta ajuda a clarear a pele e reduz sinais de envelhecimento

Extraído da Rosa Canina, esse óleo vegetal possui propriedades que combatem a hiperpigmentação, clareiam manchas da pele e ainda combatem os danos cumulativos causados pela exposição solar.

O óleo de rosa mosqueta virou hit no mundo da beleza. Apesar do seu uso ser bastante antigo, recentemente ele vem ganhando destaque graças às suas incríveis propriedades para a pele.

O que é rosa mosqueta?

Rosa mosqueta - foto: getty images

Também conhecido como óleo de semente de rosa mosqueta, esse óleo é extraído de uma variedade de roseira chamada Rosa Canina, que é cultivada principalmente no Chile.

Ao contrário do óleo de rosa, que é extraído das pétalas de da flor, o óleo de rosa mosqueta é extraído pressionando os frutos e sementes da planta.

De acordo com o site Healthline, o óleo de rosa-mosqueta é rico em ácidos graxos essenciais e também vitaminas que nutrem a pele. Muito valorizado desde a Antiguidade, ele ainda contém fenóis que demonstraram possuir propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas.

Um dos principais usos para esse óleo é como carreador para óleos essenciais, muito difundido na aromaterapia. Além disso, ele conquistou as adeptas da beleza natural graças à sua potente ação clareadora de manchas.

Pra que serve o óleo de rosa mosqueta?

Como mencionamos anteriormente, esse óleo é muito usado na beleza, aplicado diretamente na pele. Também é possível encontrar produtos baseados no óleo de rosa-mosqueta, que possuem o componente diluído na formulação.

Ele é um potente hidratante clareador, que ainda ajuda a reduzir linhas de expressão e sinais da idade.

Um estudo de 2015  observou o uso do pó de rosa mosqueta e sugere que a planta oferece várias propriedades antienvelhecimento, incluindo a capacidade de manter a pele altamente hidratada. Além disso, os pesquisadores descobriram que os participantes que tomaram pó de rosa mosqueta por via oral experimentaram melhorias notáveis na umidade geral da pele. Isso significa que a planta oferece benefícios tanto na aplicação tópica quanto na ingestão.

Como o óleo de rosa mosqueta é considerado um óleo seco ou não oleoso, ele pode ser um ótimo hidratante natural para todos os tipos de pele. No entanto, quem prefere a pele com aspecto matificado pode não gostar do resultado. Nesses casos, prefira um produto específico para peles oleosas, que conte com rosa-mosqueta na fórmula. Outra possibilidade é aplicar o óleo antes de dormir e retirar logo pela manhã.

Como clarear a pele com óleo de rosa mosqueta?

Um dos grandes trunfos deste óleo vegetal é o seu poder clareador, que ajuda a reduzir a hiperpigmentação. Isso ocorre quando o excesso de melanina forma manchas escuras na pele. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, incluindo:

  • exposição ao sol
  • alterações hormonais, como na gravidez ou menopausa
  • certos medicamentos, incluindo pílulas anticoncepcionais e medicamentos quimioterápicos

O óleo de rosa-mosqueta clareia a pele porque é rico em vitamina A. A vitamina A é composta de vários compostos nutricionais, incluindo retinóides. Esses, por fim,  são conhecidos pela sua capacidade de reduzir a hiperpigmentação e outros sinais visíveis de envelhecimento com uso regular.

O óleo extraído das sementes de rosa mosqueta também contém licopeno e beta-caroteno. Estudos apontam que esses ativos possuem propriedades de clareamento da pele, tornando-os ingredientes básicos em muitos produtos para clareamento da pele.

Além disso, o uso do óleo como um hidratante possui propriedades que acalmam os danos causados pela exposição solar. Uma vez que o óleo de rosa mosqueta contém altos níveis antioxidantes (como as vitaminas A, C e E), ele ajuda a combater sinergicamente os danos visíveis do sol. Além disso, o uso regular também auxilia na prevenção do fotoenvelhecimento.

No entanto, tenha em mente que o óleo não deve, em hipótese alguma, ser considerado um substituto do protetor solar. A fotoproteção é fundamental em todos os estágios da vida e ainda por cima é a melhor aliada no combate ao melasma. Antes de iniciar qualquer tratamento, consulte o seu dermatologista sobre a melhor maneira de utilizar óleos vegetais com segurança na sua rotina de beleza.

Modo de usar

Em geral, o óleo de rosa mosqueta pode ser aplicado diretamente sobre a pele, antes do creme hidratante e preferencialmente à noite. Com cuidado, aplique cerca de 5 gotas e espalhe bem. Depois é só seguir os demais passos da sua rotina de beleza.

Estudos científicos mostram os benefícios do óleo de rosa mosqueta o transformam em uma opção interessante para quem procura reduzir os sinais visíveis de envelhecimento, clarear cicatrizes ou melhorar a rotina de cuidados com a pele. Além de ser razoavelmente acessível e fácil de usar, é considerado geralmente seguro para todos os tipos de pele.

Ainda que o uso seja considerado seguro,  a reação alérgica não é incomum. Por isso, antes de usar o óleo pela primeira vez, você deve realizar um teste de alergia para garantir que sua pele possa tolerar o produto.

Consulte o seu médico se você começar a sentir:

  • pele vermelha e com coceira;
  • olhos lacrimejantes;
  • garganta arranhando;
  • náuseas;
  • vômito.

Última modificação em 21/08/2023 23:48

Compartilhe