Beleza

Pele seca e irritada: especialista ensina cuidados para o inverno

Veja quais são as principais dicas para manter sua pele hidratada e bonita durante os dias mais frios do ano.

Escrito por

As temperaturas mais baixas, o vento frequente e o clima seco são características muito comuns do inverno. E, apesar de ser ótimo curtir o friozinho embaixo das cobertas enquanto toma um chocolate quente, a estação traz também alguns incômodos, principalmente a pele seca e irritada.

Isso acontece porque, durante os dias frios, o corpo produz menos colágeno e substâncias gordurosas. Como resultado, ocorre uma perda da umidade natural, deixando mais frágil a barreira que protege a pele. Essa desidratação, que pode chegar até a camada mais interna da derme, causa um desconforto especialmente para quem é mais sensível e para quem tem a pele mais madura.

 

Sintomas de pele seca

Imagem: reprodução / pinterest

A pele seca tem algumas particularidades, como aparência sem viço e brilho, descamação - que causa aquele aspecto esbranquiçado -, manchas vermelhas, coceira, sensibilidade e até mesmo rachaduras e feridas.

 

Como tratar a pele seca?

 

Existem alguns conselhos clássicos dos dermatologistas para cuidar da pele durante o inverno. Em primeiro lugar, evite banhos longos e quentes, pois a água prejudica a barreira de proteção natural da pele. E nada de usar buchas e esfoliantes em excesso.

É importante também aumentar a ingestão de líquidos nesse período, mesmo se não sentir muita sede, pois a água ajuda a hidratar o organismo de dentro para fora. Além disso, inclua legumes, hortaliças e frutas na alimentação. Elas são fonte de vitaminas e minerais essenciais para a saúde da pele.

 

Como hidratar a pele no inverno?

Imagem: reprodução / pinterest

"Essas são atitudes que protegem a pele seca, mas é necessário pensarmos também em sua recuperação quando agredida", explica a dermatologista Dra. Daniela Pimentel, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Isso significa, sem dúvida, focar na hidratação da pele. Afinal, é o manto hidrolipídico – localizado na camada superficial do corpo e composto por proteínas, substâncias hidrossolúveis e lipídeos – que a protege dos agressores externos. "Além de deixar a pele com aparência opaca e sensibilizada, o ressecamento contribui não só para o surgimento de vermelhidões e coceiras, mas também para o envelhecimento precoce", comenta Daniela.

De acordo com a dermatologista, o tipo de produto que você precisa utilizar para a hidratação depende das características da sua pele. "É fundamental analisar caso a caso e dedicar cuidados específicos também para cada região do nosso corpo", indica.

Entretanto, de modo geral, o creme ou a loção escolhida deve conter substâncias calmantes e hidratantes em sua composição, já que o objetivo é repor a água perdida pela derme.

Não se esqueça de dar atenção especial às áreas mais secas como pés, tornozelos e cotovelos. E ainda que esteja frio, continue passando protetor solar, principalmente no rosto. Os raios ultravioleta estão por aí o ano inteiro e contribuem para o envelhecimento da pele.

 

Invista no produto certo

 

Para turbinar a sua rotina de skincare, separamos alguns produtos que podem ajudar a cuidar e proteger a pele seca e irritada ao longo do inverno. 

CeraVe Loção Hidratante: além de hidratar o corpo, o produto restaura a barreira protetora da pele do rosto. A fórmula contém ceramidas como, por exemplo, o ácido hialurônico e a niacinamida. Esses compostos prolongam os efeitos hidratantes e dão uma forcinha para a saúde da pele.

Cetaphil Pro AD Control Loção Hidratante: é indicado tanto para o rosto quanto para o corpo. É voltado para a pele muito seca e irritada. Atua de forma completa na restauração das barreiras microbiológica, física e química da pele com apenas uma aplicação ao dia.

La Roche-Posay Cicaplast Baume B5: sua ação calmante é ótima para peles sensíveis. Além de prevenir assaduras, hidrata as zonas secas e ásperas e inclui benefícios quando aplicado em áreas com tatuagens.

O Boticário Nativa SPA Loção Ultra Hidratante Desodorante Corporal Karité: a combinação de manteiga de karité com quinoa oferece uma camada nutritiva que protege a pele e reduz o ressecamento.

Fonte: Dra. Daniela Pimentel, dermatologista e integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Última modificação em 29/07/2022 11:00

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por