Beleza

Pontas duplas? Descubra como acabar com elas

Não importa se o cabelo é liso, cacheado ou ondulado, as pontas duplas incomodam todos os tipos de fios. Aprenda o que fazer para resolver esse problema tão comum.

Escrito por

Mesmo que você cuide muito bem dos seus cabelos, é possível que, vez ou outra, apareçam pontas duplas para te incomodar. Afinal, elas são o resultado de um desgaste natural dos fios e afetam todos os tipos de mechas.

Esse probleminha tão comum não prejudica apenas a beleza dos fios, como também compromete sua saúde. Isso porque essas terríveis pontinhas deixam os cabelos mais frágeis, secos e suscetíveis à quebra.

A partir de agora você vai descobrir tudo sobre as pontas duplas. O mais importante: vai aprender como se livrar delas.

 

O que são as pontas duplas?

Imagem: reprodução / pinterest

Para entender o que são as pontas duplas é preciso, em primeiro lugar, conhecer um pouco sobre a estrutura dos cabelos.

Os fios são formados por duas partes principais, o córtex e a cutícula. O primeiro elemento fica na parte interna da fibra capilar. É ali que ficam armazenados a água (que garante a hidratação natural) e os nutrientes que mantêm os fios bem cuidados, macios e saudáveis.

Por outro lado, a cutícula é a camada externa e sua função é regular a chegada dos nutrientes. É nessa região que aparecem os principais danos, como as pontas duplas, por exemplo. Em resumo, elas indicam que a cutícula capilar está aberta e dividida em várias partes.

À primeira vista isso pode até não parecer muito ruim, exceto pela aparência do cabelo. Mas, na verdade, se a parte exterior está partida, então o córtex fica exposto. Isso deixa os fios mais fracos, ressecados e sem brilho.

As pontas duplas são causadas, em geral, pelo uso frequente de água quente e aparelhos que produzem calor, como secador e chapinha, por exemplo. Exposição ao sol, poluição e cloro são outros fatores prejudiciais. Além disso, danos químicos como tinturas e alisamentos enfraquecem a cutícula, que pode se quebrar em diversas pontinhas.

Por fim, falta de hidratação adequada e até mesmo pentear o cabelo sem a devida atenção podem danificar essa camada protetora.

Vale dizer que todos os tipos de cabelo podem sofrer com as pontas duplas, principalmente as mechas cacheadas. A razão é que o formato curvilíneo dificulta o acesso da oleosidade natural do couro cabeludo às pontas. Assim, elas se tornam mais sensíveis, ressecadas e, portanto, quebradiças.

 

Como acabar com as pontas duplas?

Imagem: reprodução / pinterest

Para se livrar desse problema você pode apostar em diversas dicas. Confira.

Fuja de banhos muito quentes: o calor abre as cutículas e retira a água que mantém os fios hidratados. Isso expõe a fibra capilar e deixa o cabelo ressecado. Lave em temperatura morna e use água fria no último enxágue para fechar as cutículas.

Abuse do protetor térmico: antes de usar equipamentos térmicos (secador, modelador de cachos ou difusor, por exemplo), aplique o produto nos fios para protegê-los do calor excessivo.

Invista no cronograma capilar: o cronograma cuida do cabelo de acordo com a situação e a necessidade, seja hidratação, nutrição ou reconstrução. Essa última ajuda a tratar as pontas duplas.

Pare de pentear o cabelo molhado: os cabelos ficam mais expostos quando molhados, por isso, deixe-os secar antes de pentear. Aposte em pentes largos de madeira, que ajudam a evitar o frizz.

Cuidado com a química: procedimentos como alisamentos e coloração deixam os fios mais sensíveis e frágeis. Por isso, na hora de fazer os processos procure a ajuda de um profissional. E dê um intervalo entre as manutenções.

Faça cortes regularmente: apare as pontas, de preferência, a cada três meses. O hábito ajuda no crescimento, bem como fortalece os fios. Em casos mais graves de pontas duplas, você pode usar o corte bordado. A técnica é específica para eliminar as pontas duplas e secas sem interferir no comprimento do cabelo.

O corte, que pode ser feito com uma tesoura especial ou com uma máquina split ender, retira as quebras ao longo de todo o cabelo, não somente das pontinhas. Isso remove o aspecto ressecado e devolve a saúde dos fios.

 

Sugestão de produtos

 

Depois de todas essas dicas, ficará mais fácil tratar e prevenir as pontas duplas. Além disso, você pode contar com a ajuda de diversos produtos.

Óleo Restaurador de Argan e Camelia, Avon - nutre e restaura fios danificados. Contém Provitamina B5 e Vitamina E, que fortalecem e dão brilho. Pode ser usado antes e depois do shampoo. Funciona também como finalizador para reduzir o frizz.

Creme Para Pentear Reconstrução e Força, TRESemmé – creme sem enxágue que reconstrói, reduz a quebra e melhora a textura dos fios. Possui vitamina B6, colágeno e queratina, que tratam e recuperam a densidade da fibra capilar.

Reparador de Pontas Gold Black Nutritivo Ultra, Amend - indicado para cabelos cacheados e crespos. O produto recupera as extremidades do fio, por isso é indicado para cuidar de pontas duplas. Pode ser usado no cabelo úmido ou seco e não precisa de enxágue.

S.O.S Verão Pré e Pós Sol, Haskell - o protetor solar capilar protege os fios dos raios UV, que danificam a camada externa dos fios. Use o produto tanto antes quanto depois da exposição solar.

Máquina de corte bordado - há diversas opções de máquinas que cortam as pontas duplas sem mexer no comprimento dos fios. O aparelho possui pentes niveladores entre as lâminas que aparam apenas os fios descolados do contorno.

Última modificação em 29/07/2022 10:35

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Cabelos