Beleza

Vitaminas para cabelos e unhas: nutrientes para deixá-los mais bonitos

Confira quais são as vitaminas que podem ajudar a fortalecer e trazer mais saúde e beleza para os fios e as unhas.

Escrito por

As vitaminas para cabelos e unhas são ótimas aliadas quando você precisa enfrentar inimigos como fios quebradiços e sem brilho ou unhas fracas, que não crescem. Por isso, é hora de incluir mais desses nutrientes à sua alimentação.

Tanto as vitaminas encontradas em sua forma in natura - ou seja, diretamente de frutas e vegetais - quanto aquelas que vêm da suplementação podem dar uma forcinha extra para a beleza de cabelos e unhas. Além disso, a pele e todo o seu organismo saem ganhando com essa dose de saúde.

Veja abaixo uma lista com os principais tipos de vitaminas para incluir agora mesmo na sua alimentação e começar uma transformação de dentro para fora.

Vitaminas para cabelos e unhas mais fortes

Foto: @lisafotios

Biotina

 

Vamos começar com a queridinha do momento. A biotina é uma vitamina do complexo B solúvel em água e que tem relação com a produção de queratina – proteína presente nos cabelos e unhas.

De acordo com o portal BBC Good Food, o déficit desse componente no organismo pode levar à queda de cabelo, deixar as unhas mais frágeis e ressecar a pele. Assim, invista em alimentos como cereais integrais, gema de ovo, cenoura, amendoins, castanhas e carne vermelha, principalmente de órgãos, como o fígado.

 

Vitaminas A, C e E

 

Cada um desses grupos de vitamina é responsável por funções diferentes no corpo. No caso da vitamina A, por exemplo, além de cuidar da saúde das fibras capilares, ela mantém os fios, hidratados, diminui as pontas duplas e dá brilho.

Na lista do supermercado, inclua frutas e vegetais alaranjados, como cenoura, mamão, manga e abóbora, laticínios, espinafre e agrião.

A vitamina é ótima para cabelos e unhas. Ela pode ajudar tanto na prevenção do surgimento de cabelos brancos quanto na produção de novos fios, ponto importante para quem tem tendência à calvície. Mantém ainda as unhas hidratadas e saudáveis. Aposte em oleaginosas (como amêndoas e nozes), azeite de oliva e sementes.

Já a vitamina C faz bem para a saúde como um todo, visto que reforça a imunidade. E ainda deixa os cabelos e unhas mais fortes e bonitos. Laranja, acerola, kiwi, limão, pimentão, goiaba e brócolis são fontes ricas nessa vitamina.

 

Minerais essenciais para cabelos e unhas

 

Além das vitaminas para cabelos e unhas, os minerais também devem ser incluídos na dieta se você quiser deixá-los mais saudáveis.

No caso do ferro, encontrado principalmente na carne vermelha, ovo, feijão, lentilha e folhas verde-escuras, é a textura dos fios que saem ganhando.

Enquanto isso, o zinco fortalece as unhas e os cabelos, além de prevenir contra o aparecimento de caspa. Consuma castanhas, cereais integrais, camarão, peixe, espinafre, grão de bico e sementes de linhaça.

Última modificação em 29/07/2022 11:40

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Cabelos