Publicado em

SÂO PAULO - A Nextel, operadora de comunicação móvel para o mercado corporativo, anuncia o lançamento do Push to Alarm, aplicação instalada no aparelho que, ao ser ativada, emite de maneira discreta e segura alarmes que comunicam a localização do usuário dentro da área de cobertura da Nextel durante situações de emergência para até dois endereços de e-mail e dois números de telefone celular. Os endereços e telefones são configurados pelo próprio usuário em uma interface web simples e intuitiva.

O aplicativo, baseado na linguagem JAVA, utiliza três plataformas de rastreamento para fornecer dados com a maior precisão possível: Cell ID, que fornece o posicionamento com base na localização da antena à qual o aparelho está conectado; triangulação de antenas, que calcula a posição do aparelho com base nas informações transmitidas pelas três antenas mais próximas do equipamento; e A-GPS, que usa o sistema global de posicionamento por satélites (Global Positioning System, ou GPS) para conseguir informações de precisão extrema.

A instalação do Push to Alarm é feita após cadastro do usuário no site da Nextel e download gratuito do aplicativo, diretamente no menu Download Apps dos aparelhos Nextel compatíveis. Uma vez instalado, o aplicativo deve ser iniciado pelo menu do equipamento.

Caso haja uma situação de emergência, basta pressionar o botão PTT do aparelho por três segundos para que os alarmes comecem a ser enviados, minuto a minuto, por e-mail e SMS. Um toque vibratório e discretas alterações na tela do aparelho indicam o início da operação.

Cada alarme informa a hora de seu disparo e o endereço calculado da localização do aparelho no momento do envio, possibilitando rastrear a posição do usuário durante a situação de emergência.

No endereço web do aplicativo, é possível monitorar e acompanhar todas as posições fornecidas pelo equipamento desde o acionamento do sistema em um mapa. O Push to Alarm é destinado a usuários individuais que buscam uma solução prática e efetiva para incremento da segurança pessoal.

"Os serviços de localização e rastreamento são uma tendência global em telefonia móvel. Combinando o recurso do GPS integrado em todos nossos aparelhos desde meados de 2003 à nossa rede de dados e às nossas plataformas de localização, fomos pioneiros no Brasil ao oferecermos, ainda em 2004, o Mapas&Rotas, para navegação via satélite, e o Localizador, para localização de aparelhos por uma interface web", afirma Mario Carotti, vice-presidente de marketing da Nextel Brasil.

"Com o Push to Alarm, saímos na frente mais uma vez, com um serviço de rastreamento focado na segurança individual de nosso usuário nunca antes visto no Brasil", completa o executivo. O Push to Alarm é compatível com os modelos de aparelhos i265, i275, i560, i730, i830, i833, i850, i870 e i880. O serviço tem custo mensal de R$ 25 por aparelho habilitado, mais a mensalidade do plano de voz escolhido.

(com Convergência Digital)