Publicado em

A DCTF Web é uma nova forma de declaração da Receita Federal que entrou em vigor em julho deste ano e substitui a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). A nova guia será obtida a partir das informações contidas na Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) e no eSocial.

Segundo especialistas, esse é um dos passos mais importantes do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), plano iniciado em 2007 com o objetivo de coibir fraudes e melhorar o controle da Receita sobre os dados tributários declarados pelos contribuintes.

Com o novo sistema, que cruzará dados que vão das notas fiscais eletrônicas emitidas pelas empresas às retenções na folha de pagamentos (declaradas no eSocial), o fisco deve conseguir fazer uma análise muito mais ampla sobre aquilo que é declarado, enquanto as companhias terão que investir mais no controle de todos os seus processos internos. Para as empresas, o principal é evitar inconformidades.