Publicado em

BERLIM (Reuters) - A Daimler e a fabricante de autopeças Bosch lançarão serviço de manobrista automatizado que usará tecnologia de direção sem motorista, em Stuttgart, na Alemanha, depois que as autoridades locais deram permissão à montadora para começar os testes.

O serviço de estacionamento automatizado começará na garagem do Museu da Mercedes-Benz, usando a infraestrutura fornecida pela Bosch e a tecnologia de veículos autônomos da Daimler, disse a Bosch.

O sistema será o primeiro totalmente autônomo, categorizado como automação de Nível 4, que foi aprovado para uso diário, disse a Bosch.

A tecnologia, acessada através de um aplicativo de smartphone, permite que o carro se dirija para um espaço designado e estacione, uma vez que o motorista tenha deixado a garagem. Ele pode devolver o carro ao ponto de partida da mesma maneira, disse a Bosch.

A Bosch e a Daimler têm cooperado no desenvolvimento de estacionamentos totalmente automatizados desde 2015.

"Esta aprovação estabelece um precedente para obter outras no futuro para o serviço de estacionamento autônomo em garagens em todo o mundo", disse Michael Hafner, chefe de tecnologias de condução e direção autônoma da Daimler, em comunicado.

(Por Riham Alkousaa)