Publicado em

Para os empreendedores o ano começa antes do dia 01 de janeiro. Isso porque é preciso tomar decisões importantes antes do primeiro dia do ano. Se você quiser fazer uma recuperação total da sua empresa em 2019, é melhor tomar uma atitude agora! Passado o momento mais difícil da crise, muitos empreendedores pensam agora em como aumentar, por exemplo, fluxo de caixa.

Para eles, a recuperação é uma das grandes preocupações. É uma iniciativa que pode mudar o futuro de qualquer negócio, e muitos empreendedores deviam estar pensando nela agora mesmo. Infelizmente, poucos entendem o que significa, conhecem seus benefícios ou sabem transformar o conceito em ação.

Quando falamos em recuperação total, nos referimos a uma renovação que engloba finanças, processos e gestão. É preciso fazer uma recuperação total para garantir que os resultados aumentem. Do contrário, mesmo que você alavanque as vendas ou aumente os preços, a receita extra pode ir parar em algum “buraco negro”, sem se refletir benefício à empresa.

Produção: o consumo de matéria-prima afeta o custo;

Logística de entrega: contratação de parceiros afeta o custo;

Vendas: política de desconto afeta a receita;

Cobrança: taxa de inadimplência dos clientes afeta o fluxo de caixa;

SAC: perda de clientes por insatisfação afeta a receita.

A recuperação da sua empresa exige um investimento de tempo, trabalho e recursos. Ela é indispensável para promover o bom desempenho financeiro do negócio. Por meio de uma iniciativa de recuperação total, você pode: Recuperar uma empresa; Atrair investimento para expansão; Torná-la ainda mais interessante para compradores.

Pra isso, em caráter imediato, você precisa de contabilidade. No entanto, não estamos falando da contabilidade de senso comum: contadores trabalhando sozinhos com planilhas e notas fiscais, em uma salinha fechada em algum escritório escuro.

A contabilidade para realmente colocar a casa em ordem deve ser estratégica. Ela exige boa dose de entendimento da sua empresa e do mercado, porque não vai lhe dar números estáticos, mas uma análise do que esses números significam; um diagnóstico das oportunidades para a melhoria do desempenho financeiro do negócio.

Enviar um e-mail

Palavra de Especialista