Publicado em

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - O Uber anunciou nesta quarta-feira que lançará seu novo carro autônomo da Volvo, enquanto trabalha para eventualmente implantar veículos sem motoristas em condições limitadas.

O Uber disse que a produção do novo XC90 será feita pela Volvo na Suécia e terá controles humanos como volantes e pedais de freio, mas com sistemas de direção e freios instalados na fábrica projetados por computador em vez de controle humano.

Outras empresas também estão trabalhando para implantar veículos autônomos em áreas limitadas, enquanto a corrida para lançar carros autônomos em todo o mundo esquenta.

As montadoras têm lutado para manter margens de lucro diante de maiores custos de fabricação de carros elétricos, conectados e autônomos. Elas estão fazendo alianças e buscando investimento para combater crescentes custos de desenvolvimento.

Antes, o Uber comprou cerca de 250 SUVs Volvo XC90 e as readaptou para uso autônomo.

Os novos veículos - conhecidos pelo número de código interno 519G e em desenvolvimento há vários anos - são mais seguros, confiáveis e em breve substituirão os veículos mais antigos da frota da Uber, disse Eric Meyhofer, chefe do grupo de Tecnologias Avançadas da empresa.

O novo veículo também tem vários sistemas de back-up para as funções de direção e frenagem, bem como backup de bateria e novos sistemas de segurança cibernética.