Space X é uma startup “unicórnio” avaliada em 46 bilhões de dólares

A startup mostra-se cada vez mais em ascensão, porém ainda há certo ceticismo em relação ao seu valor.

A Space X é uma startup "unicórnio" avaliada em 46 bilhões de dólares. A empresa liderada por Elon Musk concluiu recentemente uma rodada de financiamento de 1,9 bilhão de dólares.

De acordo com os registros públicos e os dados da empresa de capital de risco Crunchbase, esse foi um dos maiores esforços de arrecadação de fundos feito por qualquer empresa privada.

A SpaceX agora ocupa o terceiro lugar em uma lista das chamadas startup "unicórnio".  Estão nessa lista startups de capital fechado com avaliações chegando a 1 bilhão de dólares.

As únicas duas startups com valor superior a SpaceX são as gigantes chinesas de tecnologia: a empresa de compartilhamento de viagens Didi Chuxing e a empresa-mãe da TikTok, ByteDance.

 

Space x é um unicórnio
Imagem: reprodução

Space X é uma startup unicórnio avaliada em 46 bilhões

 

Avaliar empresas de capital fechado é uma questão de adivinhação, pois geralmente elas não são obrigadas a divulgar publicamente suas informações financeiras. Além disso, as empresas negociam novos investimentos a portas fechadas.

A SpaceX é um unicórnio que não disponibiliza seus dados financeiros ao público. Apesar disso, a Wall Street passou a ter um olhar cada vez mais cético em relação aos "unicórnios" que aumentam de valor enquanto são privadas.

Porém, mesmo com a avaliação surpreendente da SpaceX, alguns analistas e investidores de Wall Street argumentam que a empresa ainda está subvalorizada.

Os analistas do Morgan Stanley, por exemplo, escreveram em um relatório que a SpaceX poderia valer até 200 bilhões de dólares se seu projeto experimental de internet via satélite, Starlink, funcionar como planejado. 

Segundo os analistas, a estimativa de baixo custo para o valor da SpaceX é de cerca de 50 bilhões.

 

Space x é um unicórnio
Imagem: reprodução

Startup ainda ainda tem muito a provar

 

De acordo com  Chad Anderson, um investidor da SpaceX e CEO da firma de investimentos Space Angels, a SpaceX ainda não está tendo lucro.

Isso ocorre porque a startup está gastando grandes somas de dinheiro. Por exemplo, investindo em novos ramos de seu negócio, como a Starlink e seus protótipos de foguete. 

Em contrapartida, isso deixa algum espaço para debate quando se trata da questão de saber se a avaliação da SpaceX é muito alta.

A SpaceX tem muito a provar. Seu serviço de internet Starlink precisará ser acessível e confiável o suficiente para atrair uma base de clientes significativa. 

Além disso, seu foguete precisará mostrar que pode lançar satélites e, talvez, comboios de pessoas a preços que tornem seu desenvolvimento um investimento valioso.

No entanto, a startup tem um padrão de provar que seus críticos estão errados. 

Primeiramente, construindo o primeiro foguete comercial a alcançar a órbita. Depois, desenvolvendo tecnologia de foguete reutilizável e, mais recentemente, lançando com segurança dois astronautas da NASA ao espaço.

É por isso que, diz Anderson, não é aconselhável apostar contra a SpaceX.

Fonte CNN
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes