Política

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara com 302 votos.

Escrito por

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito nesta segunda-feira (1º) presidente da Câmara em votação em primeiro turno. Com 302 votos recebidos, o parlamentar assume por dois anos o papel de protagonismo no cenário político nacional.

Arthur Lira e Bolsonaro

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e antigo aliado de Eduardo Cunha (MDB), Arthur Lira derrotou presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP) - que teve candidatura apoiada por Rodrigo Maia (DEM-RJ). Concorreram também: André Janones (Avante-MG); Alexandre Frota (PSDB-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP); Kim Kataguiri (DEM-SP); Luiza Erundina (Psol-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

Pelo Regimento da Câmara, para que um candidato seja eleito, ele precisa da maioria absoluta dos votos, ou seja, 257 dos 513 votos disponíveis. Caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta, será realizado um segundo turno, em que sairá vencedor o que obtiver maioria simples.

Presidência de Arthur Lira

O cargo de presidente da Câmara dos Deputados é reservado a brasileiros natos. Cabe ao presidente falar em nome da Casa legislativa. Quem ocupa o cargo também é responsável por ficar no segundo lugar na linha sucessória da Presidência da República, depois do vice-presidente. Integra ainda o Conselho de Defesa Nacional e o Conselho da República.

Cabe ao presidente da Casa organizar a pauta de votações, a chamada ordem do dia, em conjunto com o Colégio de Líderes, integrado pelas lideranças dos partidos políticos e bancadas da Casa.

Rodrigo Maia assumiu o cargo de presidente da Câmara em julho de 2016, após a renúncia do deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ). Em fevereiro de 2017 foi reconduzido ao cargo, em uma vitória por 293 votos. Em 2019, Maia foi reeleito com uma votação expressiva, obtendo 334 votos.

Entenda o papel do presidente da Câmara na política brasileira

Última modificação em 27/07/2022 14:25

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por