Eleições 2022: data do primeiro e segundo turno

Nesse ano ocorre o pleito geral no Brasil. Os cargos que serão disputados neste ano são: presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal). Confira quando será a data do primeiro e segundo turno das eleições 2022.

Eleições 2022 data do primeiro e segundo turno

De acordo com o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro, enquanto o segundo ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Neste ano, a eleição será feita entre as 8h e às 17h do horário de Brasília. Dessa forma, a apuração deve começar ao mesmo tempo em todo o país.

Em Manaus, por exemplo, os eleitores poderão votar entre as 7h e as 16h. Já em Fernando de Noronha, a eleição será realizada entre das 9h às 18h. No total, o número de candidatos eleitos este ano deve ultrapassar a marca dos 1.600, incluindo as Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.

Já em relação aos eleitores, o quantitativo do público apto a votar nas eleições 2022 deve ser divulgado no dia 11 de julho. Segundo o TSE, o eleitorado brasileiro cresceu um milhão e meio de eleitores em abril, quando comparado a março de 2022. Ao final do mês, foram totalizados 149.836.269 eleitores, em que 79.224.596 eram mulheres e os outros 78.444.900 eram homens.

Datas do calendário eleitoral do Brasil

O calendário eleitoral de 2022 foi determinado pela Resolução nº 23.674/2021, aprovada pelo TSE. Entre os eventos das eleições 2022, há outras datas importantes além dos dias do primeiro e segundo turno de votação. Confira algumas delas:

30 de junho
A partir deste dia, é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa que seja apresentado ou comentado por pré-candidato.

12 de julho a 18 de agosto
Período para solicitar o voto em trânsito, para eleitores que já sabem que não vão estar no seu domicílio eleitoral durante o primeiro ou o segundo turno das eleições 2022

17 de julho
Data para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) divulgarem na internet os locais disponíveis com vagas para votação em trânsito e transferência temporária de seção para militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço.

18 de julho a 18 de agosto
O prazo para realizar a transferência do local de votação ou regularizar a situação eleitoral se encerrou no dia 4 de maio. No entanto, entre os dias 18 de julho e 18 de agosto, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que desejam votar em outra seção ou local podem manifestar esse interesse à Justiça Eleitoral.

15 de agosto

Último dia para os partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatura dos escolhidos para disputar os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador, deputado e senador.

16 de agosto
Início da propaganda eleitoral, em que é liberada a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet.

26 de agosto a 29 de setembro
Período para veicular a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, referente ao primeiro turno.

22 de setembro
A partir deste dia, os TREs irão informar aos eleitores qual a documentação necessária para votar no primeiro e segundo turno das eleições 2022.

7 a 28 de outubro
Período para veicular propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, referente ao segundo turno.

1º de janeiro de 2023
Dia da posse dos eleitos nos cargos de presidente e vice-presidente da República, assim como os governadores.

1º de fevereiro de 2023

Data em que os parlamentares (senadores e deputados) eleitos assumem os mandatos.

Leia também: Eleição 2022: o que é voto em trânsito e como solicitar

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes