Eleições 2022: data do primeiro e segundo turno

Nesse ano ocorre o pleito geral no Brasil. Os cargos que serão disputados neste ano são: presidente da República e vice, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais, no caso do Distrito Federal). Confira quando será a data do primeiro e segundo turno das eleições 2022.

Eleições 2022 data do primeiro e segundo turno

De acordo com o calendário disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro, enquanto o segundo ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Neste ano, a eleição será feita entre as 8h e às 17h do horário de Brasília. Dessa forma, a apuração deve começar ao mesmo tempo em todo o país.

Em Manaus, por exemplo, os eleitores poderão votar entre as 7h e as 16h. Já em Fernando de Noronha, a eleição será realizada entre das 9h às 18h. No total, o número de candidatos eleitos este ano deve ultrapassar a marca dos 1.600, incluindo as Assembleias Legislativas de cada unidade da federação.

Já em relação aos eleitores, o quantitativo do público apto a votar nas eleições 2022 deve ser divulgado no dia 11 de julho. Segundo o TSE, o eleitorado brasileiro cresceu um milhão e meio de eleitores em abril, quando comparado a março de 2022. Ao final do mês, foram totalizados 149.836.269 eleitores, em que 79.224.596 eram mulheres e os outros 78.444.900 eram homens.

Datas do calendário eleitoral do Brasil

O calendário eleitoral de 2022 foi determinado pela Resolução nº 23.674/2021, aprovada pelo TSE. Entre os eventos das eleições 2022, há outras datas importantes além dos dias do primeiro e segundo turno de votação. Confira algumas delas:

30 de junho
A partir deste dia, é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa que seja apresentado ou comentado por pré-candidato.

12 de julho a 18 de agosto
Período para solicitar o voto em trânsito, para eleitores que já sabem que não vão estar no seu domicílio eleitoral durante o primeiro ou o segundo turno das eleições 2022

17 de julho
Data para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) divulgarem na internet os locais disponíveis com vagas para votação em trânsito e transferência temporária de seção para militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço.

18 de julho a 18 de agosto
O prazo para realizar a transferência do local de votação ou regularizar a situação eleitoral se encerrou no dia 4 de maio. No entanto, entre os dias 18 de julho e 18 de agosto, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que desejam votar em outra seção ou local podem manifestar esse interesse à Justiça Eleitoral.

15 de agosto

Último dia para os partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatura dos escolhidos para disputar os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador, deputado e senador.

16 de agosto
Início da propaganda eleitoral, em que é liberada a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet.

26 de agosto a 29 de setembro
Período para veicular a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, referente ao primeiro turno.

22 de setembro
A partir deste dia, os TREs irão informar aos eleitores qual a documentação necessária para votar no primeiro e segundo turno das eleições 2022.

7 a 28 de outubro
Período para veicular propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, referente ao segundo turno.

1º de janeiro de 2023
Dia da posse dos eleitos nos cargos de presidente e vice-presidente da República, assim como os governadores.

1º de fevereiro de 2023

Data em que os parlamentares (senadores e deputados) eleitos assumem os mandatos.

Leia também: Eleição 2022: o que é voto em trânsito e como solicitar

Você pode gostar também
buy cialis online