Política

Facebook bloqueia Trump por tempo indeterminado, anuncia Zuckerberg

Declarações de Mark Zuckerberg mostram que a conta do presidente ficará bloqueada por tempo indeterminado até a posse de Joe Biden, para uma transição pacífica ao poder

Nesta quinta-feira (7), o Facebook bloqueou e baniu a conta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por tempo indeterminado, conforme anúncio do presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg.

O anúncio veio após o Twitter anunciar o bloqueio temporário do presidente, por volta das 21h. As ações foram tomadas devido a invasão de apoiadores do presidente ao Congresso nessa quarta. Em discurso antes do ato, o presidente discursou aos apoiadores e afirmou que não aceitaria o resultado eleitoral.

 

Bloqueio das contas de Trump

Em suma, o bloqueio realizado pelo Facebook também vale para o Instagram de Trump. "Acreditamos que os riscos de permitir que o Presidente continua usando os nossos serviços durante esse período são simplesmente muito grandes", escreveu Zuckerberg. "Portanto, estamos estendendo indefinidamente o bloqueio que tínhamos imposto nas contas do Facebook e Instagram e por pelo menos as duas próximas duas semanas, até que a transição pacífica de poder seja completa", continuou.

Inicialmente, a restrição das contas do Facebook e Instagram valeriam apenas por 24h, com a violação de duas das regras da empresa. Um vídeo postado pelo presidente durante a invasão foi derrubado por "risco de violência", em que o presidente pedia que manifestantes voltassem para casa. Entretanto, continuava a alegar que a eleição foi ilegítima. Entretanto, declarações de Mark Zuckerberg mostram que a conta do presidente ficará bloqueada por tempo indeterminado pelo Facebook até a posse de Joe Biden, para uma transição pacífica ao poder.

 

Declarações de Mark Zuckerberg

Conforme declarou Mark Zuckerberg em seu perfil:

"Os chocantes eventos das últimas 24 horas demonstram claramente que o presidente Donald Trump tenciona utilizar o seu tempo restante no cargo para minar a transição pacífica e lícita de poder para o seu sucessor eleito, Joe Biden.

A sua decisão de utilizar a sua plataforma para condenar em vez de condenar as ações dos seus apoiantes no edifício do Capitólio tem perturbado, justamente, pessoas nos EUA e em todo o mundo. Removemos estas declarações ontem porque julgamos que o seu efeito -- e provavelmente a sua intenção -- seria provocar mais violência.

Após a certificação dos resultados das eleições pelo Congresso, a prioridade para todo o país deve agora ser garantir que os restantes 13 dias e os dias após a tomada de posse sejam pacificamente e de acordo com as regras democráticas estabelecidas.

Nos últimos anos, permitimos que o Presidente Trump utilizasse a nossa plataforma consistente com as nossas próprias regras, por vezes removendo conteúdo ou rotulando as suas publicações quando violam as nossas políticas. Fizemo-lo porque acreditamos que o público tem o direito de aceder o mais amplo possível ao discurso político, até mesmo ao discurso controverso. Mas o contexto atual é agora fundamentalmente diferente, envolvendo o uso da nossa plataforma para incitar a insurreição violenta contra um governo democraticamente eleito.

Acreditamos que os riscos de permitir que o Presidente continue a utilizar o nosso serviço durante este período são simplesmente demasiado grandes. Portanto, estamos a prolongar o bloqueio que colocamos nas suas contas do Facebook e do Instagram por tempo indeterminado e durante pelo menos as próximas duas semanas até que a transição pacífica do poder esteja concluída."

 

Bloqueio do Twitter

Já para o Twitter, o bloqueio impedia o presidente a postar por pelo menos 12 horas. A condição para o desbloqueio é a exclusão de três tuítes que já foram suspensos pela rede social, por violar as políticas da plataforma. Enquanto o dono do perfil não deletar as postagens, a conta deve continuar fechada. Além disso, o Twitter ameaçou suspender permanentemente o perfil em casos de novas violações.

 

Leia também:

Twitter e Facebook bloqueiam Trump

VÍDEO: apoiadores de Trump invadem congresso dos EUA

Última modificação em 28/07/2022 07:24

Compartilhe