Política

Fiel a Bolsonaro, Bia Kicis deve assumir comissão poderosa na Câmara

Próxima pessoa a assumir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pode ser Bia Kicis, deputada e ex-procuradora aliada do governo de Bolsonaro.

Com a mudança do novo presidente da Câmara dos Deputados, agora sob o comando de Arthur Lira (PP-AL), mais uma aliada do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) deve assumir uma posição de prestígio no Congresso Nacional. Bia Kicis (PSL-DF) é o nome mais cotado para o cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, considerada uma das mais importantes da Casa. Segundo informações do O Globo, sua candidatura seria um acordo selado entre Lira e Bolsonaro.

Quem é Bia Kicis?

Bia kicis ao lado de jair bolsonaro (esquerda) e flávio bolsonaro (direita) (foto: reprodução/instagram)

Beatriz Kicis Torrents de Sordi, mais conhecida como Bia Kicis, nasceu em Resende, município do Rio de Janeiro, e tem 59 anos. Formada em Direito pela Universidade de Brasília, Kicis é ex-procuradora do Distrito Federal e em 2018 foi eleita deputa federal pelo PRP no Distrito Federal. Atualmente filiada ao PSL, antigo partido de Bolsonaro, Kicis é declaradamente conservadora e aliada do atual presidente.

Comissão mais importante da Câmara

Caso seja eleita a nova presidente da CCJ da Câmara dos Deputados, Bia Kicis irá assumir um dos cargos mais poderosos do Congresso Nacional. A Comissão de Constituição e Justiça é a responsável por avaliar a constitucionalidade dos projetos apresentados à Casa, ou seja, tem o poder de aprovar ou não uma lei.

A comissão também é encarregada de avaliar a viabilidade das PECs e até mesmo pedidos de impeachment contra o presidente da República. Visada por muitos deputados e políticos, a CCJ é quem dita se os projetos de lei apresentados à Câmara dos Deputados respeitam ou não a Constituição Brasileira.

A indicação de Bia Kicis para a presidência da CCJ foi aprovada pela bancada da PSL, mas ainda não é um veredito final. Ela ainda precisa ser referendada pelos demais integrantes da comissão, e com isso, a maioria deve votar a favor da deputada para assumir o posto de alto escalão.

O que Bia Kicis defende?

  • Família tradicional brasileira: no ano de 2015 fundou o Instituto Resgata Brasil, que visa "resgatar os valores culturais e familiares da sociedade brasileira".
  • Voto impresso:  foi a principal figura a favor do voto impresso no Supremo Tribunal Federal (STF). Já discursou na Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pela PGR contra o voto impresso no país.
  • Escola Sem Partido:  como deputada na Câmara, defendeu uma nova proposta do Escola Sem Partido, que defende o uso de câmeras em sala de aula para tornar mais rigoroso o controle do que é passado pelos professores.
  • Conservadorismo: declaradamente conservadora, ela diz que "luta pelos valores conservadores e é contra a corrupção e a impunidade".

Conhecida pelas fakes news

Bia Kicis é protagonista de algumas polêmicas, a maioria delas envolvendo a propagação de notícias falsas. A primeira a chamar atenção foi em janeiro de 2019, quando a então deputada concedeu uma entrevista ao CB.Poder e deu algumas declarações sobre o filho do ex-presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva. O jornal Correio Braziliense apurou as informações e constatou que se tratavam de notícias fakes.

Com 815 mil seguidores em sua página no Instagram, Kicis é bastante ativa quando se trata de redes sociais. Entretanto, ela atualmente é investigada pelo STF no inquérito de fake news e em junho de 2020, foi citada em uma reportagem da Agência Pública, que constatou que suas redes sociais são monitoradas por empresas próximas ao governo Bolsonaro.

(reprodução/instagram)

Acusada de racismo

Em novembro de 2020 Bia Kicis foi denunciada por injúria racial no STF. A acusação aconteceu após a publicação de uma montagem com os rostos dos ex-ministros do governo Bolsonaro, Sergio Moro (ex-ministro da Justiça) e Henrique Mandetta (ex-ministro da Saúde). Na montagem, os dois estavam com os rostos pintados de negros, e na legenda Kicis sugeriu que ambos deveriam procurar emprego para negros.

(foto: instagram/reprodução)

O que pensa Bia Kicis sobre a Covid-19

De acordo com o levantamento do Aos Fatos de dezembro de 2020, Bia Kicis foi uma das personalidades políticas que mais divulgaram desinformação sobre a pandemia de Covid-19.

  • China culpada pelo coronavírus: em requerimento apresentado no ano passado, a deputada solicitou que a Câmara repudiasse o governo chinês acerva do potencial de gravidade da doença.
  • Contra o uso de máscaras e o distanciamento social: em diversas postagens publicadas ao longo de 2020, Kicis foi contra as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
  • Defensora da cloroquina: assim como Bolsonaro, a deputada defendeu diversas vezes em suas redes socias o uso da cloroquina no combate da Covid-19.
  • Comemorou o fim do lockdown em Manaus: também nas redes sociais, Kicis celebrou o fim da medida pública de lockdown em Manaus, no Amazonas semanas antes do colapso no sistema de saúde da capital acontecer.

Última modificação em 27/07/2022 13:09

Compartilhe