Saúde

15 recomendações para um natal seguro, de acordo com a Fiocruz

As orientações da cartilha não garantem 100% de segurança, mas podem minimizar os riscos caso você vá passar a festa com mais pessoas ou fora de casa.

Escrito por

Com o fim de ano chegando, as pessoas começam a se programar para comemorar as festividades de natal e ano novo. O costume é quase sempre reunir as famílias e celebrar todos juntos. Contudo, este ano, as recomendações são diferentes, pois reunir pessoas torna o ambiente propicio para contrair vírus e doenças, como é o caso da COVID-19. Foi pensando nisso, que a Fiocruz fez uma cartilha com recomendações para passar o natal com mais segurança.

A forma mais segura de passar o Natal e a virada de ano é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram no mesmo local. Por isso, as recomendações de segurança da cartilha não garantem 100% de segurança, mas podem minimizar os riscos caso você vá passar o natal com mais pessoas ou fora de casa.

Você pode conferir a cartilha na integra aqui

Recomendações para receber convidados em casa

Foto: getty images

Quem for receber convidados ou celebrar as festas fora de casa deve usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo, manter a distância dos demais convidados, evitar apertos de mão e abraços, lavar ou higienizar com álcool 70 as mãos com frequência e não deve compartilhar copos e talheres. Confira as dicas da cartilha.

  1. Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si;
  2. Oriente seus convidados a levarem suas próprias máscaras;
  3. Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente;
  4. Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado;
  5. Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos;
  6. Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para pessoas que moram juntas;
  7. Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de tolhas de pano;
  8. Disponibilize álcool em gel nos ambientes;
  9. Utilize lixeiras com pedais para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa. Lave as mãos após esvaziar a lata de lixo.

Recomendações a hora de cozinhar e comer no natal

Na hora de comer ou cozinhar é preciso redobrar a atenção e evitar qualquer tipo de contato e troca de objetos pessoais. A cartilha recomenda que:

  1. Lave as mãos antes de preparar a comida e use máscara durante o preparo;
  2. Limite o número de pessoas no ambiente em que a comida estiver sendo preparada ou manuseada;
  3. Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), em baldes de gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas;
  4. Ofereça condimentos, molhos para salada ou temperos embalados individualmente, sempre que possível;
  5. Evite o compartilhamento de utensílios para servir a comida, além de pratos e bebidas em recipientes não individuais;
  6. Após o evento, lave toda a louça em água corrente e com detergente, ou use a máquina de lavar louças.

O que fazer em caso de sintomas de covid?

A Fiocruz recomenda que todos fiquem atentos aos sintomas, caso você sinta algo, evite sair de casa ou convidar pessoas para seu domicilio por pelo menos 14 dias. O mesmo vale caso você tenha contraído o vírus ou tido contato com alguém que está com COVID-19. Se você estiver esperando o resultado de um teste, aguarde também antes se de reunir com outras pessoas.

A orientação é para também pessoas que fazem parte ou moram com alguém que faz parte do grupo de risco para casos graves de Covid-19, que fiquem em casa e celebrem apenas com quem mora com elas.

Última modificação em 28/07/2022 10:02

Luisa Eller

Jornalismo na PUC-SP, produtora de conteúdo e especialista em análise de SEO.

Compartilhe
Escrito por