Saúde

Carteira digital do SUS: saiba como fazer o cartão

A Carteira digital do SUS auxilio os pacientes a marcar consulta com agilidade no Sistema Único de Saúde, o SUS.

O aplicativo Conecte SUS Cidadão, também conhecido como carteira digital do sistema público de saúde, terá um grande papel para a fase de vacinação contra a Covid-19 no país. Os brasileiros poderão acompanhar o calendário de dosagens da vacina CoronaVac ou a de Oxford/AstraZeneca, de uma forma rápida e prática.

É isso que prometeu o ministro da Saúde Eduardo Pazuello na semana passada. Antes mesmo do início da vacinação que começa nos estados de São Paulo, em Minas Gerais e Rio de Janeiro, a partir de terça-feira (19), Pazuello afirmou que as melhorias no aplicativo do SUS vão permitir o monitoramento das doses das vacinas.

"Vai garantir maior segurança à população imunizada", completou o ministro através de uma nota oficial. Com isso, o acesso à carteira de vacinação contra a Covid-19 será por meio da carteira digital do SUS.

O sus é integral, igualitário e universal, ou seja, não faz, e nem deve fazer qualquer distinção entre os usuários. (foto: marcello casal jr/agência brasil)

Como fazer cartão digital do SUS?

Para quem já é cadastrado no SUS, é possível acessar a carteira digital através do próprio celular. Basta baixar o aplicativo Conecte SUS no celular para acessar as informações sobre atendimentos, exames, consultas, certificados de vacinação e medicamentos retirados na farmácia. É acessível por qualquer dispositivo com internet, utilizando o login único gov.br. Veja abaixo como baixar:

  1. Vá até o Play Store ou App Store;
  2. Digite “Conecte SUS”. O APP é fornecido pelo DATASUS-Ministério da Saúde;
  3. Clique em Instalar;
  4. Abra o aplicativo e faça seu cadastro informando seus dados como CPF ou o número da carteira;
  5. Navegue pelo aplicativo e acesse as informações desejadas.

O que é a vacina bivalente contra a covid 

A carteira digital substitui a física?

Com a carteira virtual, que pode ser acessada ou emitida através do aplicativo Conecte Sus (por meio de um QRcode), ela passa a valer como o cartão do SUS, como se fosse o físico.  Portanto, fica a critério de quem deseja utilizar a física ou a virtual, ambas possuem a mesma validade.

Última modificação em 27/02/2023 15:57

Compartilhe
Tags: Pandemia