Saúde

Chá de hibisco: saiba os benefícios e como preparar

A infusão ajuda a emagrecer, evita o acumulo de gordura, controla o colesterol e até diminui a pressão arterial

Que o hibisco é uma flor linda, disso ninguém duvida. Mas, você sabia que o chá de hibisco, ou Hibiscus Sabdariffa L., é uma importante planta medicinal originária da Índia, Sudão e Malásia? Conhecida na África como planta mágica ancestral, a lenda diz que a espécie tem poderes para despertar o desejo sexual e o amor. Contudo, no Brasil, o hibisco foi introduzido através dos escravos e é conhecido principalmente por seus efeitos diuréticos.

A infusão é preparada com o botão seco da planta, também conhecida como vinagreira. Apesar do seu sabor dividir opiniões, o chá tem sido o preferido daqueles que desejam uma vida saudável. Segundo, estudos recentes  o extrato da planta de hibisco é capaz de prevenir doenças.

Quais os benefícios do chá de hibisco?

Para a nutricionista e fitoterapeuta, Beatriz Mastroeni, a solução de hibisco tem muitas propriedades benéficas à saúde. “Os benefícios que mais se destacam são: o poderoso antioxidante e por isso grande aliado a prevenção de doenças crônicas, melhora do perfil lipídico, efeito anti-hipertensivo, prevenção de doenças cardiovasculares e hepáticas, melhora do perfil glicêmico, assim como o estímulo a função diurética”, explica.

O chá de hibisco traz benefícios (foto: unsplash)

Ajuda a emagrecer e evita o acúmulo de gordura

Em relação ao emagrecimento, Beatriz afirma que existem relatos na literatura sobre o assunto, mencionando que a utilização do hibisco pode, certamente,  contribuir para perda de peso e redução dos níveis de obesidade. A principal justificativa é devido a suas propriedades antioxidantes, diuréticas, laxativas e digestiva. Porém, vale ressaltar que o conhecimento sobre essa relação ainda não é muito claro e mais estudos são necessários para constatar essa propriedade.

Chá de hibisco controla o colesterol?

De acordo com um estudo do Journal of Traditional and Complementary Medicine feito com 60 pessoas com diabetes que consumiram o chá de hibisco ou chá preto, consumir regularmente a solução, reduz os níveis de colesterol. Foi comprovado que aqueles que ingeriram a solução de hibisco tiveram um aumento do colesterol "bom" (HDL) e diminuição do colesterol "ruim" e triglicérides.

Diminui a pressão arterial

A solução pode controlar a pressão arterial (foto: unsplash)

Quando os vasos sanguíneos se contraem, acontece a pressão alta, e isso pode gerar problemas cardíacos como acidente vascular cerebral (AVC) e infartos. No entanto, alguns estudos já comprovaram que o chá de hibisco reduz a pressão arterial. Isso ocorre devido às antocianinas encontradas no hibisco, que são responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos.

Elimina toxinas

Sabe aqueles inchaços que incomodam? Pois bem! Isso se chama retenção de líquidos. E sim, o chá de hibisco também ajuda nisso! Rico em quercetina, substância que possui ação diurética, proporcionando um aumento nas urinas que eliminam as toxinas do corpo.

Quem pode tomar o chá de hibisco?

Qualquer pessoa que queira fazer o consumo do chá precisa ser avaliada, para certificar que não há contraindicação. No geral, adultos que buscam melhora no perfil lipídico, glicêmico e ainda uma ação protetora contra doenças crônicas podem utilizar dessa ferramenta.

Existe alguma contraindicação para o chá de hibisco?

A solução pode controlar a pressão arterial (foto: unsplash)

O chá de hibisco não é indicado para gestantes e lactantes. Pessoas que costumam ter hipotensão, popularmente conhecida como pressão baixa,  também devem tomar cuidado. Além de indivíduos que fazem uso de anti-hipertensivos, já que o efeito diurético do chá pode potencializar o efeito diurético do medicamento. Assim como, a solução pode tanto aumentar quanto reduzir o efeito de outros remédios.

O chá de hibisco também não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais, porque  reduz os níveis de estrogênio no organismo. Também deve-se evitar o consumo do chá de hibisco durante à noite, para que não ocorra queda na qualidade do sono.

Como tomar o chá de hibisco?

Já foi demonstrado por estudos que o chá quente de hibisco, feito através de infusão, que significa, água a 75ºC  por 15 minutos, tem maiores propriedades antioxidantes. Recomenda-se o consumo de uma média de quatro xícaras de chá ao dia. Consumir no máximo um litro do chá por dia — considerando uma colher de sopa do extrato. Mais do que isso poderá causar quedas bruscas na pressão, tontura, câimbras e até desmaios.

A solução não deve ser adoçada com açúcar ou adoçante artificial. Mantenha, de preferência, em um recipiente de vidro ou cerâmica e se for beber gelado, deixe na geladeira por no máximo seis horas. Entretanto,  seu consumo deve ser acompanhado por um nutricionista ou médico. Beatriz separou duas receitas úteis desse chá.

Aprenda:

Hibisco com funcho

É possível misturar hibisco com funcho (foto: unsplash)

Ingredientes 

1 col. de sopa de flor de hibisco

1 col. de sopa  de funcho

250 ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água e depois acrescente a flor de hibisco e o funcho. Desligue o fogo e tampe por, aproximadamente, 15 minutos. Em seguida, coe e sirva.

Hibisco com limão

É possível misturar hibisco com limão (foto: unsplash)

Ingredientes 

1 col. de sopa de flor de hibisco

250 ml de água

1 limão.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, ferva a água. Em seguida, desligue o fogo e acrescente a flor de hibisco. Logo depois, deixe tampado por 15 minutos em infusão e coe. Por fim, depois de resfriado, esprema o limão. Se desejar pode adicionar gelo.

Onde encontrar?

O extrato seco da flor de hibisco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Opte pela versão natural sempre que possível . Evite o chá pronto ou em pó. Essas opções vêm adoçadas e podem comprometer o seu objetivo de consumo da solução.

Busque comprar hibisco natural (foto: unsplash)

Beatriz reforça que “curar” é algo muito profundo. “Podemos dizer que os chás possuem princípios ativos que aliviam diversos tipos de sintomas e ajudam no restabelecimento da saúde. A cura só existe quando a causa da doença é descoberta e sanada”, explica.

Fonte: Beatriz Eksterman Mastroeni é naturóloga, com especialização em fitoterapia, e nutricionista clínica funcional. Atualmente é nutricionista do Programa "Mais Saúde" na Sodexo.

Última modificação em 29/07/2022 11:42

Compartilhe