Saúde

Como antecipar a segunda dose da vacina em SP e quem pode?

Pessoas que tomaram Pfizer e AstraZeneca há mais de 30 dias podem se inscrever na 'xepa' da segunda dose

Quem tomou a primeira dose do imunizante contra a covid, já pode consultar o calendário para antecipar segunda dose da vacina em São Paulo. A antecipação poderá ser feita por aqueles que receberam as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac. Veja as regras:

Como antecipar a segunda dose da vacina em SP

Para fazer a antecipação da segunda dose da vacina contra a covid-19, é necessário fazer o cadastro em uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de forma presencial, e se inscrever na fila da xepa da vacina.

Quando sobrar doses, as unidades entrarão em contato por telefone para que a pessoa cadastrada compareça no local. Em São Paulo, as UBSs estão abertas das 7h às 19h.

O adiantamento é possível por causa do avanço da cobertura vacinal no estado. Antes, a "xepa" era destinada àqueles que pretendiam adiantar a primeira dose. Desta forma, não há mais necessidade de o público acima de 18 anos se inscrever para ser beneficiado com primeiras doses remanescentes.

O que é xepa da vacina?

A xepa são as doses que não foram utilizadas em um dia pelos megapostos e drive-thrus, e que são remanejadas para as UBSs. Assim, os interessados devem procurar a unidade de sua preferência e levar documento de identificação com foto e um comprovante de residência.

Cada unidade de saúde contará com uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação.

Mas é importante frisar que a antecipação da dose está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada UBS. O objetivo é que nenhuma dose viável de vacina seja desperdiçada.

Quem pode antecipar a segunda dose da vacina em SP

Pode antecipar a segunda dose da vacina em SP quem tomou a primeira dose da vacina da Pfizer ou Astrazeneca há mais de 60 dias. O intervalo do reforço poderá ser reduzido de 12 para 8 semanas.

Por fim, quem tomou a vacinas da Coronavac há mais de 15 dias também poderá adiantar a segunda dose. A recomendação é de que o reforço seja feito em, no máximo, 28 dias.

Pfizer ou AstraZeneca: ter tomado a primeira dose há mais de 60 dias.

Coronavac: a primeira deve ter sido aplicada há 15 dias, no mínimo.

Quais documentos levar para se vacinar em São Paulo?

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo pede que as pessoas que forem se vacinar, com qualquer dose, apresentem documentos pessoais, tais como o comprovante do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, quem mora em SP tem de levar um comprovante de endereço da cidade. Esse documento pode ser físico, em papel, ou digital. São aceitos, por exemplo, uma conta recente de energia elétrica ou uma de água.

Caso o indivíduo seja adolescente, são aceitos documentos que estejam no nome dos pais ou responsáveis.

Vale lembrar que pode ser feito pré-cadastro no site Vacina Já, para agilizar o tempo de atendimento e garantir o aval da documentação exigida. É só preencher com nome completo, CPF, endereço, número de telefone e data de nascimento.

Onde se vacinar

Desde quarta-feira, dia 8,os mega drive-thrus, farmácias e megapostos estão disponíveis para vacinação, das 8h às 17h. Além disso, as UBSs e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) ficam abertas das 7h às 19h.

O fluxo de pessoas nos pontos de imunização pode ser visto no site De Olho na Fila. Além disso, a plataforma indica quais imunizantes estão disponíveis para a segunda dose em cada unidade. Por fim, a página oficial Vacina Sampa disponibiliza a lista completa de postos.

Leia também

Quais vacinas são eficazes contra a variante Delta?

Qual a melhor vacina para covid-19? Veja as comparações

Última modificação em 22/07/2022 16:45

Compartilhe
Tags: Vacina