Saúde

Saiba tudo sobre meditação guiada

Confira dicas que vão te ajudar a mudar seu estilo de vida com essa prática milenar e, assim, conquistar mais saúde emocional e física.

Escrito por

A meditação guiada é uma das ferramentas mais poderosas e acessíveis para conquistar uma vida com mais saúde e bem-estar. Há muitas pesquisas que comprovam, por exemplo, seus efeitos positivos para aliviar sintomas do transtorno de ansiedade, doença que afeta uma a cada quatro pessoas em algum momento da vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Meditar com frequência também reduz problemas como insônia e estresse, aumenta a concentração, reforça a memória, além de ajudar no tratamento da depressão. Seus benefícios são tão importantes que o método é oferecido, inclusive, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, muitas pessoas acreditam que incluir esse hábito na rotina é uma tarefa complicada, principalmente ao tentar fazer isso por conta própria e pela primeira vez. É aí que entra em ação mais uma vantagem da meditação guiada: ela funciona como um suporte que orienta a realização da prática.

 

O que é a meditação guiada?

Imagem: reprodução / getty images

Com a meditação guiada você conta com a orientação passo a passo de um mentor que prepara e conduz toda a experiência. Ele sugere a posição que você deve adotar bem como a intensidade e os momentos adequados para inspirar e expirar. Pode ainda recomendar a visualização de imagens ou até mesmo fazer algumas perguntas.

Isso tudo varia de acordo com o tipo de meditação e as técnicas utilizadas pelo guia. Vale dizer que cada um tem seu próprio jeito de meditar e orientar. Ele pode montar estruturas determinadas, que são preparadas com antecedência, ou então seguir a intuição e narrar a sessão de forma espontânea.

Por fim, é importante saber que, em geral, a prática é feita com o intuito de alcançar um objetivo ou resultado específico. Ou seja, tem meditação para quase tudo: de dormir bem e relaxar, até ter mais foco e lidar com momentos de tristeza ou crises de pânico.

 

Como praticar a meditação?

Imagem: reprodução / thinkstock

Existem algumas opções diferentes para fazer a meditação guiada. Você pode encontrar um mentor que atenda individualmente ou em pequenos grupos, por exemplo. Em tempos de pandemia, a meditação on-line é um recurso que funciona muito bem.

Outra maneira fácil, rápida e bastante acessível é baixar um aplicativo para o celular. O que não falta são alternativas disponíveis hoje em dia. Confira então algumas sugestões, faça o teste e escolha o app que se adapta melhor ao seu gosto e às suas necessidades.

Zen

Em primeiro lugar, esse aplicativo foi desenvolvido pensando em quem está entrando agora no mundo da meditação. Em um curso de 21 dias, as meditações vão progredindo seguindo o avanço do usuário, que pode escolher sessões para diversos objetivos em até 3 idiomas diferentes. O Zen tem uma versão gratuita e outra paga.

Sattva

O Sattva é um app inteiramente gratuito de meditação guiada que funciona como uma espécie de jogo: tem um temporizador, que contabiliza suas práticas, e você pode avaliar como está o seu humor antes e depois da sessão. Além disso, ele oferece músicas relaxantes e premiações de desempenho.

Calm

Ideal para quem não tem muito tempo, esse aplicativo apresenta exercícios práticos que duram poucos minutos. Foi criado com o propósito de ajudar o usuário a recuperar a atenção e o foco em momentos de muita agitação mental. Serve bem desde o iniciante até quem já está nos níveis mais avançados da prática. Além de recursos para a meditação guiada, o Calm tem atividades de alongamento, histórias e músicas para dormir e exercícios de respiração.

Medite.se

Desenvolvido por uma equipe brasileira, esse app é narrado pelo terapeuta Tadashi Kadomoto, que faz treinamentos comportamentais. Com visual simples e intuitivo, o Medite.se divide as práticas em seções e oferece ainda a opção de baixar os áudios para ouvi-los mesmo quando você está off-line.

Última modificação em 29/07/2022 10:57

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por