Saúde

Dicas de música para meditar

Descubra como usar a música e todo o seu poder terapêutico para te ajudar a manter o foco necessário durante a meditação.

Escrito por

A prática de meditação é uma excelente técnica para desacelerar a correria do cotidiano, reduzir o estresse e ganhar mais bem-estar emocional e físico. A fim de potencializar os seus efeitos positivos, você conta com uma série de ferramentas e pode utilizar inclusive, a música para meditar.

A escolha da faixa certa ajuda, principalmente, quem está começando a inserir o método na rotina. Afinal, deixar os pensamentos irem embora, sem se apegar a eles, e manter a concentração no momento presente pode ser uma tarefa desafiadora.

Quando você realiza uma meditação guiada, por exemplo, isso se torna mais fácil, uma vez que é conduzido pela voz e instruções do mentor. Mas, além disso, é bastante comum que esse tipo de prática seja acompanha por uma música como plano de fundo. A trilha sonora é sempre suave e selecionada com cuidado para se encaixar no objetivo de cada sessão.

 

Benefícios da música na meditação

Imagem: reprodução / unsplash

A ciência já comprovou que a música desempenha papeis fundamentais na saúde do ser humano, com atuação no tratamento de doenças como ansiedade e depressão. Ao mesmo tempo, ela tem propriedades que reduzem os níveis de estresse e controlam a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Outra característica importante é que as batidas são capazes de nos levar para estados alterados de consciência, proporcionando maior concentração e relaxamento. É por isso que usar uma música para meditar é tão interessante e efetivo, pois ela te ajuda a entrar no clima e aquietar a mente das preocupações externas.

Entretanto, talvez você possa imaginar que não é qualquer som que funciona durante a prática da meditação. O ideal, de fato, é escolher compassos mais delicados, tranquilos e lineares, sem muitas alterações no ritmo. Além disso, é melhor optar por uma sequência mais longa, sem pausas, já que qualquer interrupção durante a sessão acaba prejudicando seu foco e tirando sua atenção.

 

Como escolher a melhor música

Imagem: reprodução / istock

Assim como existem por aí diversos tipos de música, há também algumas aternativas diferentes para o momento da meditação. Você pode colocar para tocar sons de natureza, músicas instrumentais ou até mesmo versões com apresentações vocais.

Mas, via de regra, você deve seguir algumas recomendações antes de decidir a trilha sonora da sua meditação. Em primeiro lugar, evite faixas que alternam muito os tipos de instrumentos, que tenham muitas alterações nas vozes ou sons de percussão. No entanto, se você gosta desse tipo de música, dê preferência àquelas que têm pouca variação rítmica.

Outro tipo de melodia muito utilizada na meditação são os mantras. Geralmente, eles são lentos e têm pouca variedade no ritmo tanto quanto no timbre. Eles podem ser compostos por apenas uma palavra, um som, uma sílaba ou até mesmo uma frase. Os mantras concentram energia e ajudam a desenvolver a consciência psíquica.

Vale ressaltar ainda que a música para meditar é um complemento que auxilia a prática da meditação, portanto, ela não deve se tornar o centro das atenções.

 

Sugestões de música para meditar

 

Você pode encontrar muitas opções de música para meditar no YouTube e em aplicativos específicos de música. Deezer e Spotify oferecem uma porção de playlists para meditação. Elas variam de acordo com o objetivo da prática e podem ser para relaxar ou dormir melhor, por exemplo.

Abaixo você confere algumas dicas de músicas que podem te ajudar a manter o foco durante sua prática de meditação.

Alive – Mitch Page

The Frozen Call – Ancient Nordic Chant

Watermark - Enya

Weightless - Marconi Union

Tomorrow — Chasing Dreams

Stars — Brian Eno

Shallow Water — AK

Música para Meditar - Sons Relaxantes

Última modificação em 29/07/2022 10:55

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por