Saúde

Óleo essencial de melaleuca: o que é, pra que serve e como usar

A melaleuca possui incríveis propriedades antissépticas, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Sua ação é versátil e ele é um dos maiores aliados no combate da acne e da oleosidade na pele.

O óleo essencial de melaleuca (ou Tea Tree) é um dos melhores aliados da saúde. Seja na aromaterapia ou nos cuidados com a pele e cabelo, certamente esse ingrediente natural vai surpreender.

 

O que é melaleuca ou tea tree?

 

Primeiramente, vale observar que melaleuca e tea tree são sinônimos. Isso porque o óleo essencial de melaleuca vem das folhas de Melaleuca alternifolia, uma pequena árvore nativa de Queensland e New South Wales, na Austrália. Essa, por sua vez, é conhecida como Tea Tree.

Historicamente, a melaleuca tem sido usado como medicina tradicional pelos aborígines há séculos. Esses australianos nativos costumavam esmagam as folhas Melaleuca alternifolia entre as mãos para extrair o óleo. Depois, costumavam inalar para tratar tosse e resfriado ou então aplicando diretamente na pele para curar cortes e feridas.

Graças a sua versatilidade, até hoje esse óleo essencial é o queridinho do mundo da beleza natural e também da aromaterapia.

Para que serve o óleo essencial de melaleuca?

© ashu a / unsplash

Graças às suas propriedades antissépticas, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, o óleo de melaleuca pode ser utilizado para muitos propósitos.

Na pele, ele ajuda a tratar alergias, atua como secante natural de espinhas, alivia eczemas e ainda ajuda a controlar a oleosidade.

Isso ocorre porque o óleo essencial de Tea Tree contém vários compostos, incluindo terpinen-4-ol, que comprovadamente elimina certas bactérias, vírus e fungos. (1)

O terpinen-4-ol também parece aumentar a atividade dos seus glóbulos brancos, que ajudam a combater germes e outros agentes invasores (2).

Essas propriedades de combate aos germes transformam o óleo de melaleuca em um remédio natural valioso. Ele serve tanto para o tratamento de doenças bacterianas e fúngicas da pele quanto para a prevenção de infecções.

Lesões que resultam em cortes na pele facilitam a entrada de germes na corrente sanguínea, o que pode infeccionar. Nesses casos, o óleo essencial de melaleuca pode ser usado para tratar e desinfetar pequenos cortes e abrasões matando S. aureus e outras bactérias que podem causar infecção em feridas abertas.

Além de prevenir infecções, a melaleuca também acelera o processo de cicatrização de feridas. Uma pesquisa mostrou que o óleo essencial de Tea Tree  ajuda a reduzir a inflamação e desencadeia a atividade dos glóbulos brancos que são fundamentais no processo de cura.

 

Como usar o óleo essencial de melaleuca?

© healthline

Apesar da eficácia comprovada, o uso tópico de óleos essenciais requer cuidado. Por se tratar de uma substância muito concentrada, é necessário diluir em óleo vegetal carreador antes da aplicação.

Ainda que você não apresente alergia aos compostos, esse cuidado é fundamental para evitar queimaduras e outras reações. Siga sempre a diluição recomendada pela marca ou aromaterapeuta que indicou o produto.

 

Onde comprar óleo de melaleuca?

 

Hoje em dia o óleo essencial de melaleuca pode ser comprado facilmente via internet ou em lojas de produtos naturais. Sempre que possível, opte por versões orgânicas, como as disponíveis nas marcas WNF e Cativa Natureza.

Uma vez que se trata de um produto natural e altamente concentrado, ele possui um ótimo rendimento. Por isso, vale à pena investir em óleos essenciais de alta qualidade e procedência garantida. Algumas farmácias de manipulação oferecem o óleo de melaleuca, mas é preciso prestar atenção na composição. Isso porque um bom óleo essencial é destilado a partir das folhas e não possui nenhum tipo de corante, conservante ou fragrância.

Se você ainda não tem experiência com diluição de óleos essenciais, é recomendado que procure um aromaterapeuta. Outra opção interessante é comprar produtos que já venham com o óleo de melaleuca adicionado à composição, como é o caso da linha Tea Tree da marca The Body Shop. Ela é excelente para peles oleosas e acnéicas e ajudou a popularizar a melaleuca como tratamento para acne.

Última modificação em 29/07/2022 11:42

Compartilhe