Saúde

Passaporte da vacina em SP vai barrar não vacinados; veja como será

A regra começa a valer a partir do dia 30 de agosto

Escrito por

Você tomou a vacina contra a covid? Se sim, as portas dos estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo continuarão abertas. Já aqueles que não tomaram nem a primeira dose terão que enfrentar novas regras. A partir do dia 30 de agosto, será exigido o passaporte da vacina em SP para entrar em eventos, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos.

Um dos objetivos da nova política é encorajar os paulistanos a se vacinarem. O decisão acontece em meio ao afrouxamento das restrições da quarentena. Por enquanto, SP seguem sem limite de horário e nem de público para estabelecimentos comerciais. Mas vale lembrar que o uso de máscara continua obrigatório.

Como fazer passaporte da vacina em SP?

Foto: reprodução

Para o passaporte vacina SP basta apresentar o comprovante físico de que foi vacinado ou então basta baixar o aplicativo da prefeitura - que ainda será lançado -, então realizar o cadastro e emitir um QR Code. A leitura do código vai permitir que os estabelecimentos saibam se a pessoa está com alguma dose atrasada.

De acordo com o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (PSDB), o conceito principal é que os estabelecimentos só vão poder aceitar pessoas que estejam com vacina [contra a Covid-19]. "Esse é o passaporte. Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina, e isso for observado pela Vigilância Sanitária, ele sofrerá multa.", disse Nunes em coletiva de imprensa na manhã de segunda, dia 23 de agosto.

A restrição é suficiente?

Mas as vacinas por si só são suficientes para mantê-lo seguro, ou ainda há riscos em estar em ambientes fechados com outras pessoas totalmente vacinadas?

A resposta depende de alguns fatores, incluindo a taxa de transmissão de Covid de sua comunidade e seu próprio perfil de risco pessoal. E neste estágio da pandemia, à medida que a variante delta mais transmissível se espalha, as pessoas vacinadas ainda precisam ter cuidado.

Mais um motivo para ser vacinado contra a Covid, caso ainda não o tenha feito.

LEMBRE-SE

- Máscaras ajudam - mesmo rodeadas por pessoas vacinadas

- As atividades ao ar livre ainda são mais seguras do que as interna

Leia também

Passaporte emergencial: guia completo para solicitar o seu

Última modificação em 23/07/2022 10:58

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Vacina