Saúde

Saiba quem tem direito de receber a vacina da Covid-19 em casa

Idosos acamados ou aqueles que não possuem condições físicas, mentais ou de mobilidade para imunização, pode receber vacina da Covid-19 em casa. Para isso, é importante que os responsáveis ou tutores legais procurem orientações nos canais oficiais de suas respectivas Prefeituras.

A vacinação contra a Covid-19 já acontece em todo o Brasil há pelo menos pouco mais de um mês. Ainda na primeira fase, idosos de diversas faixa etárias estão sendo imunizados, afinal, fazem parte do grupo de risco e estão incluídos na fase 1 do Plano Nacional de Vacinação. Mas, nem todos eles possuem mobilidade ou condições de se direcionarem a uma unidade básica de saúde (UBs) ou posto drive-thru, nessas situações, o idoso tem direito a receber vacina da Covid-19 em casa.

Pensando nisso, o DCI separou algumas informações importantes para quem tem dúvida de como funciona a vacinação para o público que necessita receber o atendimento em casa. Importante ressaltar que as estratégias de vacinação são diferentes para cada município, portanto, é importante consultar as orientações relacionadas nos canais oficiais de cada Prefeitura.

Como funciona para receber vacina da Covid em casa?

(imagem: santi palacios/ ap photo)

Os idosos acamados ou aqueles que não possuem condições de se direcionarem aos postos fixos e volantes (drive-thru) de vacinação, podem receber primeira ou segunda dose da vacina contra Covid-19 em casa, ou residência de seu responsável. Para isso, o acompanhante ou tutor legal deve cadastrá-lo no site oficial do governo do estado ou município (Prefeitura). Exemplo: 

  • Na capital paulista, a Prefeitura definiu via programa Vacina Sampa que idosos nessa situação serão vacinados pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Os contatos das UBS da cidade de São Paulo e de suas equipes de atendimento residencial estão disponíveis online.
  • Para saber a UBs mais perto do local é só digitar o CEP no site https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/, e assim, o acompanhante pode também entrar em contato para certificar que profissionais da unidade próxima se direcionem à residência em que o idoso acamado vive.

Pré-cadastro é importante

Assim como o idoso que irá receber a dose em algum ponto drive-thru da cidade, o cidadão que precisa receber a vacina contra Covid-19 em sua casa, deve ser cadastrado no site de vacinação de cada estado. Apesar de não ser obrigatório, as autoridades recomendam a medida, pois ela facilita o atendimento. Exemplo:

  • No site da Vacina Já https://www.vacinaja.sp.gov.br/, o cadastro do idoso consta todas as informações sobre ele, inclusive, a de que precisa receber atendimento domiciliar. Este modelo deve ser aplicado também em outros municípios.

Saiba como denunciar falsa aplicação da vacina contra Covid-19

Como denunciar quem fura fila da vacina? Veja passo a passo

Última modificação em 27/07/2022 10:36

Compartilhe
Tags: covid-19